TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Aula 2

Casos: Aula 2. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/3/2015  •  299 Palavras (2 Páginas)  •  161 Visualizações

Página 1 de 2

INTRODUÇÃO

1. QUESTÕES ABORDADAS NA UNIDADE:

1.1. Nessa unidade de ensino se apresentará, em recortes, a evolução do pensamento filosófico gre-go antigo. Foram escolhidos alguns pensadores representativos desse primeiro período da filo-sofia, considerando-se como parâmetro para estuda-los a recorrência dos seguintes temas fun-damentais à formação da racionalidade ocidental:

1.1.1. A oposição e as possibilidade de convergência entre empirismo e racionalismo;

1.1.2. A relação existente entre conhecimento e obtenção da verdade;

1.1.3. Os temas e objetos da experiência filosófica ocidental desde as considerações sobre a origem e desenvolvimento do real até os fundamentos da atividade cognoscente (origem e critérios de verdade) em Platão e Aristóteles.

1.2. A questão recorrente nessa unidade diz respeito aos modos de conhecimento conforme a evolu-ção do pensamento antigo desde Parmênides e Heráclito até Platão e Aristóteles.

2. OBJETIVOS:

2.1. Investigar a evolução do pensamento grego antigo desde a filosofia pré-socrática até a filoso-fia platônica e o pensamento aristotélico a fim de analisar os aspectos cognitivos e os critérios metodológicos das correntes filosóficas filiadas ao empirismo e ao racionalismo.

REVISÃO DE CONCEITOS:

3.1. O CONHECIMENTO é uma relação que se estabelece entre um sujeito COGNOSCENTE (ou uma consciência) e um objeto. Em outras palavras, ele é a apreensão do objeto pelo sujeito. Por isto é fundamental que se coloque o conhecimento em seu contexto, pois não é a quantida-de de saberes que definem o que se deve aprender, mas a pertinência do que se conhece e o contexto a que um conhecimento se refere.

3.1.1. O contexto dá sentido à informação recebida;

3.1.2. O global diz respeito às relações entre o todo e as partes;

3.1.3. O multidimensional diz respeito ao ser humano (biológica, histórica e culturalmente) e a sociedade (social, econômica e politicamente)

3.1.4. Complexo – o conhecimento é uma totalidade e por isto é constituído por elementos diferen-tes e inseparáveis entre si, tecidos de forma interdependente e interativa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com