TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Aula Tema 01 Semâtica

Monografias: Aula Tema 01 Semâtica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/3/2015  •  1.017 Palavras (5 Páginas)  •  331 Visualizações

Página 1 de 5

AULA TEMA 1

Apesar do próprio nome da disciplina já indicar o seu objeto de estudo, existe um grande diferencial da Linguística Textual em relação aos tradicionais exercícios de interpretação de texto em sala de aula. Esse diferencial consiste em abordar o texto a partir dos:

Escolher uma resposta.

a. processos de estruturação do texto que permitem chegar às principais ideias do autor.

b. processos de constituição e funcionamento dos textos, considerados uma forma de interação verbal e social. Correto

c. processos de construção de longos períodos, que obedecem às regras da gramática normativa.

d. processos de investigação das origens do texto e sua inserção no contexto histórico e social de uma determinada época.

e. processos de construção de uma teoria que estimule a compreensão e a produção de textos na escola.

Resposta correta: processos de constituição e funcionamento dos textos, considerados uma forma de interação verbal e social.

Comentário sobre a resposta correta: Parabéns, você acertou! O principal diferencial da Linguística Textual é o enfoque nos processos de constituição e funcionamento do texto.

Correto

Notas relativas a este envio: 1/1.

Question2

Notas: 1

A Linguística Textual, em seu histórico, percorreu três fases distintas. Na análise transfrástica, foi privilegiado____________, já na gramática textual a ênfase era em um_________________, que permitia aos falantes de uma língua reconhecer textos bem formados, isto é, a_____________. Enquanto, na teoria do texto o enfoque é__________________ do texto.

Assinale a alternativa que apresenta, na mesma ordem, as expressões que completam as lacunas do texto acima:

Escolher uma resposta.

a. a relação entre os elementos gramaticais, sistema de concordância verbal, competência discursiva, nos processos de funcionamento e compreensão.

b. a relação entre as frases, sistema de regras internalizado, competência textual, nos processos de funcionamento e compreensão. Correto

c. a relação entre as frases, sistema de regras internalizado, competência gramatical, nos processos de circulação e funcionamento.

d. a relação entre os parágrafos, sistema de regras internalizado, competência gramatical, nos processos de funcionamento e compreensão.

e. a relação entre os períodos, sistema de regras internalizado, competência textual, nos processos gramaticais e de leitura.

Resposta correta: a relação entre as frases, sistema de regras internalizado, competência textual, nos processos de funcionamento e compreensão.

Comentário sobre a resposta correta: Parabéns, você conseguiu compreender as principais características das três fases da Linguística Textual.

Correto

Notas relativas a este envio: 1/1.

Question3

Notas: 1

Em relação à teoria do texto, é correto afirmar:

I. Leva em consideração a estrutura formal dos textos e o uso correto dos elementos gramaticais

II. É fruto da inserção da Pragmática em diversos campos da Linguística.

III. Foi a teoria para o estudo do texto menos difundida no Brasil, sendo ultrapassada pela análise transfrástica e a gramática textual.

IV. A gramática textual e a análise transfrástica foram ultrapassadas pela teoria do texto, que foi muito difundida no Brasil e passou por vários refinamentos posteriores.

V. Leva em consideração as relações entre as orações, períodos e sintagmas verbais e nominais.

Estão corretos os enunciados indicados em:

Escolher uma resposta.

a. III, IV e V.

b. I, II e III.

c. II e IV. Correto

d. IV e V.

e. I e V.

Resposta correta: II e IV.

Comentário resposta correta: Parabéns!Você compreendeu as principais características da teoria texto em relação às outras fases da Linguística Textual.

Correto

Notas relativas a este envio: 1/1.

Question4

Notas: 1

A gramática textual postula que existe um sistema de regras internalizado responsável pela capacidade do falante em produzir e reconhecer um texto bem ou mal formado.

Assinale a alternativa que expressa corretamente a denominação dessa capacidade e a teoria linguística na qual a gramática textual é baseada.

Escolher

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com