TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Aula Tema 02 - Educação Especial

Artigos Científicos: Aula Tema 02 - Educação Especial. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/3/2015  •  562 Palavras (3 Páginas)  •  1.794 Visualizações

Página 1 de 3

AULA TEMA 02

01_No debate sobre inclusão escolar, Mantoan (2006) discorre sobre a importância dos conceitos de igualdade e diferenças na inclusão escolar.

A que se refere o termo igualdade?

Escolher uma resposta.

a. À igualdade de serviços e profissionais na educação especial e educação regular.

b. À igualdade entre as pessoas com necessidades educacionais especiais, pois, independente do tipo de deficiência, todos têm as mesmas necessidades.

c. À igualdade no número de vagas disponíveis em escolas regulares.

d. À igualdade entre os seres humanos, uma vez que todos são iguais.

e. À igualdade de oportunidades para uma educação democrática.

02_Na perspectiva da inclusão escolar defende-se que a escola precisa aprender a lidar com situações de igualdade e diferença.

A partir desta perspectiva assinale a situação escolar que está correta:

Escolher uma resposta.

a. Uma professora do terceiro ano de uma escola regular exonerou-se do cargo por não saber lidar com uma criança com deficiência auditiva incluída em sua turma.

b. Uma professora da educação especial desenvolve trabalhos com crianças com diagnóstico de deficiência, pois sem o diagnóstico é impossível desenvolver um trabalho com a criança.

c. Uma professora contou à turma que em breve eles receberão um novo aluno com deficiência auditiva e recomendou que não conversem com ele, pois ele não ouve e precisa ficar atento ao que está escrito na lousa.

d. Uma professora da educação infantil recebeu em sua turma uma criança cadeirante e está adaptando o espaço de aula para que a criança possa se movimentar pela sala como as outras crianças.

e. Uma professora da educação regular desenvolve as mesmas atividades com todas as crianças, mas não aplica avaliações com o aluno deficiente intelectual porque sabe que ele não conseguirá resolver as questões.

03_Após a Declaração de Salamanca, em 1994, a classificação de deficiências, como determinantes de serviços, caiu em desuso, sendo substituída pelo termo:

Escolher uma resposta.

a. necessidades educacionais especiais.

b. pessoas diferentes.

c. pessoas com deficiência.

d. pessoas especiais.

e. pessoas excepcionais.

04_Ao debater sobre igualdade e diferença na inclusão escolar, no artigo “Estigma no tempo da inclusão”, Omote (2004, p. 289) afirma que: “As mais variadas diferenças receberam os mais variados tratamentos no decorrer dos milênios”.

A partir dessa afirmação, é possível identificar respectivamente os seguintes momentos históricos constituintes da educação especial. São eles:

Escolher uma resposta.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com