TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ava Aula 4

Trabalho Universitário: Ava Aula 4. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/3/2015  •  1.791 Palavras (8 Páginas)  •  259 Visualizações

Página 1 de 8

LIPÍDIOS

Os lipídios são biomoléculas insolúveis em água e altamente solúveis em solventes orgânicos sendo armazenados no tecido adiposo. A gordura deposita-se em células especiais, as células adiposas, que se encontram em volta dos órgãos ou na parte mais profunda da pele, onde formam uma camada chamada de panículo adiposo. Essa camada tem também outra função: atua como isolante térmico entre a temperatura do corpo e do meio ambiente.

A família de compostos designados por lipídios é muito vasta. Cada grama de lipídio armazena 9 kcal de energia, enquanto cada grama de carboidrato ou proteína armazena somente 4 kcal. Apesar desse potencial energético, os lipídios não são os primeiros nutrientes utilizados pela célula quando ela gasta energia.

Ao contrário das demais biomoléculas, os lipídios não são polímeros, isto é, não são repetições de uma unidade básica. Embora possam apresentar uma estrutura química relativamente simples, as funções dos lipídios são complexas e diversas, atuando em muitas etapas cruciais do metabolismo e na definição das estruturas celulares.

Os lipídios têm várias funções biológicas, dentre as quais pode-se destacar:

a) reserva energética: os lipídios funcionam como uma eficiente reserva de energia, pois sua oxidação, gera aproximadamente o dobro de energia que os carboidratos; sempre que o organismo necessita de energia, esta será obtida pela oxidação de carboidratos e posteriormente pela queima de gordura que está armazenada.

b) alimento energético: quando grande parte dos carboidratos já foram oxidados, o organismo começa a oxidar, propriamente dito, a gordura armazenada para obtenção de energia; alguns animais, como o urso polar, são capazes de permanecer longos períodos em jejum pois utilizam as suas reservas de gorduras como fonte de energia;

c) estrutural: os lipídios compõem parte da membrana celular (as bicamadas lipídicas) que funcionam como barreira altamente seletivas à entrada de compostos nas células; o grau de insaturação dos lipídios é responsável pela fluidez da membrana, ou seja, impede que a membrana celular seja rígida;

d) proteção mecânica: a gordura age como suporte mecânico para certos órgãos internos e sob a pele de aves e mamíferos, protegendo-os contra choques e traumatismos;

e) sinalizadores: através de reações químicas alguns lipídios sinalizam, ou seja, indicam algo no organismo como, por exemplo, as prostaglandinas que são os sinalizadores químicos da dor nos processos inflamatórios.

CLASSIFICAÇÃO

Dentre os principais tipos de lipídios pode-se destacar os seguintes: ácidos graxos, triacilgliceróis (TAG), fosfolipídios, ceras (céridos), esteróides.

ÁCIDOS GRAXOS:

As cadeias de ácidos graxos são os principais componentes dos fosfolipídios e glicolipídios. Esses dois compostos são os principais constituintes das membranas celulares.

Os ácidos graxos são compostos orgânicos com cadeia carbônica saturada ou insaturada com número par de átomos de carbono que varia de 14 a 24 nos organismos vivos. Nos animais, a cadeia hidrocarbônica não é ramificada. A configuração das duplas ligações nos ácidos graxos insaturados é cis. A Figura 1 mostra a estrutura do ácido palmítico.

FIGURA 1 – Estrutura do ácido palmítico.

A existência de insaturação na cadeia carbônica tem significado biológico vital. A existência destas insaturações faz baixar o ponto de fusão desses ácidos e de outras moléculas que são formadas a partir dos mesmos, como por exemplo os óleos (obtidos pela reação entre o glicerol e o ácido graxo). A gordura é sólida, pois as moléculas que formam sua estrutura são compostas por cadeias carbônicas saturadas, propiciando uma maior interação entre as longas cadeias das moléculas. Nesse caso, a linearidade da cadeia proveniente do ácido graxo proporciona uma maior interação entre as moléculas fazendo com que ocorra um aumento no ponto de fusão do composto. A Figura 2 mostra a estrutura de um ácido graxo insaturado.

FIGURA 2 – Estrutura do ácido oléico.

Os óleos são líquidos à temperatura ambiente porque apresentam menor ponto de fusão em relação às gorduras pois possuem insaturações do tipo cis em suas cadeias carbônicas. Nessa configuração ocorre uma dobra na ligação dupla fazendo com que a linearidade da cadeia principal deixe de existir e as cadeias ajustem-se mal umas às outras. A partir de então a atração entre as cadeias das moléculas é dificultada pelo impedimento estérico originado por esses grupos longos localizados no mesmo lado da molécula. Isso confere um abaixamento do ponto de fusão e ebulição desses compostos.

Essa situação é bem percebida se comparar os pontos de fusão do ácido esteárico (69,1oC), que não possui insaturações em sua cadeia, e do ácido linolênico (-9,0oC), que possui três insaturações em sua cadeia principal.

Dentre os principais ácidos graxos encontrados pode-se destacar: ácido palmítico (16:0), ácido esteárico (18:0), ácido oleico (18:1), ácido linoleico (18:2) e o ácido linolênico (18:3).

Cadeias saturadas de compostos que constituem as membranas levam a um empacotamento rígido e agregados organizados das mesmas. Enquanto que cadeias insaturadas empacotam em um sistema mais desorganizado com maior potencial de mobilidade, como é o caso de animais que vivem em locais muito frios. Estes animais apresentam em suas membranas maior quantidade de lipídios insaturados, caso contrário a membrana perderia sua mobilidade e sua função ficaria prejudicada.

TRIACILGLICEROL (TAG):

Os triacilglicerídeos são as formas de lipídios que mais geram energia sendo a principal fonte de energia dos organismos, pois apresenta um empacotamento eficiente, não precisa de solvatação pois as interações hidrofóbicas mantém as cadeias carbônicas hidrofóbicas unidas. O principal exemplo desses tipos de lipídios são os óleos e as gorduras. A Figura 3 apresenta a estrutura de um triacilglicerol.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.6 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com