TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CONCLUSÃO

Por:   •  14/11/2016  •  Resenha  •  952 Palavras (4 Páginas)  •  202 Visualizações

Página 1 de 4

Marketing na atualidade

1.1 A evolução do marketing

Diante do empoderamento do consumidor, o marketing passou a englobar a ideia da satisfa-ção que ocorre após o processo de comercialização, que hoje conhecemos como pós-venda. Para Kotler, a tarefa do marketing é “criar, promover e fornecer bens e serviços a clientes, sejam estes pessoas físicas ou jurídicas, no marketing de bens, serviços, experiências, eventos, pessoas, lugares,propriedades, organizações, informações e ideias” (KOTLER, 2000, p. 25).

1.1.1 Fim do século XIX

O marketing começou a ser desenvolvido durante a Revolução Industrial.

A Revolução Industrial aconteceu principalmente na Europa e Estados Unidos, a partir do século XVIII, e se estendeu por todo o mundo. Ela fi cou marcada pelo surgimento da máquina a vapor e pela mecanização de vários processos.

O foco na produção ocorreu porque os consumidores desse período eram carentes de tudo. O produto que marcou essa fase da história foi o sabão em barra, primeiro artigo a ser produzido em série. Então, tudo o que se produzia era consumido, não havia diferenças entre os produtos e o critério de compra baseava-se na necessidade do consumidor e no baixo preço.

1.1.2 Primeira metade do século XX

 Na primeira metade do século XX, os canais de comercialização foram fortalecidos, empresas de distribuição e atacadistas foram criados e surgiu o profissional representante comercial. As condições de crédito foram ampliadas e diversas das práticas comerciais existentes hoje emergiram.

1.1.3 Segunda metade do século XX

Após a Segunda Guerra Mundial, as organizações haviam crescido por conta do esforço de guerra, e existia um mercado consumidor sedento por novidades. Além do rádio e do cinema, a televisão começou a funcionar como o principal meio de comunicação das empresas com seus consumidores.

Nessa fase, surgiu o composto mercadológico ou o mix de marketing. De acordo com o mix, ficou estabelecido que apenas o preço e a disponibilidade do produto não mais garantem sua venda.

Podemos concluir, portanto, que o mix de marketing foi desenvolvido para suprir essa necessidade mercadológica. Nesse mix, leva-se em consideração quatro pontos principais, conhecidos como os 4P’s do marketing: produto; preço; praça; e posicionamento (MCCARTHY, 1960).

O composto de marketing usa a estrutura dos 4 P’s: Produto; Preço; Praça; e Promoção.O produto trata das questões que envolvem a fabricação do bem e o preço inclui o valor e as condições de venda. A praça engloba as questões de logística, ao passo que a promoção envolve as questões de divulgação.

1.2 O marketing na atualidade

Hoje, o marketing vai além dos 4 P’s. Do marketing empresarial, criado na década de 1960, as ramificações vão para o marketing esportivo, o marketing político, o marketing social, o marketing cultural e, mais recentemente, o marketing digital.

1.2.1 A atividade de marketing

Com base nas informações coletadas, este profissional procura melhorar a imagem da marca administrada perante o público-alvo estabelecido.

História e importância do marketing

1.1.2 A Primeira metade do século XX

Com o fim da Segunda Guerra Mundial, as indústrias e tecnologias que estavam à disposição do esforço armado voltaram-se para os consumidores.

Tenha em mente que é nesse período que a concorrência foi ampliada e os produtos tornamse diversificados em formatos e modelos. Teve início o uso dos meios de comunicação de massa, como o jornal, o rádio, o outdoor, o cinema e, principalmente, a televisão, para apresentar, informar e sugerir comportamentos de consumo.

1.1.3 Segunda metade do século XX

Saiba que em 1954, Peter Drucker lançou o livro “A Prática da Administração” (DRUCKER, 1998), sugerindo que o marketing é uma “força poderosa” dentro das organizações. A partir dessa importante publicação, estabeleceu-se o marketing moderno.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.4 Kb)   pdf (71.2 Kb)   docx (11.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com