TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CONJUNÇÕES COORDENATIVAS E SUBORDINATIVAS

Por:   •  29/9/2015  •  Dissertação  •  11.025 Palavras (45 Páginas)  •  191 Visualizações

Página 1 de 45

CONJUNÇÕES COORDENATIVAS E SUBORDINATIVAS

CONJUNÇÕES COORDENATIVAS

1. Aditiva: e, nem, mas também (acompanhado de “não só”)

2. Adversativa: mas, porém, todavia, contudo, entretanto, senão, no entanto, ainda assim, e sim, e não, e ( = mas)

3. Alternativa: ou...ou, já...já, ora...ora, quer...quer, seja...seja

4. Conclusiva: logo, portanto, assim, desse modo, enfim, pois (deslocado), por fim, conseguintemente, consequentemente, por conseguinte, por isso, então, de sorte que

5. Explicativa: que, porque, pois

CONJUNÇÕES SUBORDINATIVAS

1. Causais: porque, que, pois, como, porquanto, visto que, já que, uma vez que, visto como, dado que, desde que, na medida em que, haja vista

2. Comparativas: como, (tal) qual, tal e qual, assim como, (tal) como, (tão ou tanto) como, (mais) que ou do que, (menos) que ou do que, (tanto) quanto, que nem, feito (= como, do mesmo modo que)

3. Concessivas: embora, conquanto, a despeito de que, não obstante, apesar de que, ainda que, malgrado, mesmo que, ainda quando, mesmo quando, posto que, por mais que, por muito que, por menos que, se bem que, em que pese a que, nem que, dado que, sem que (= embora não)

4. Condicionais: se, caso, contanto que, exceto se, salvo se, desde que, sem que, a não ser que, a menos que, dado que

5. Conformativas: conforme, segundo, consoante, como

6. Consecutivas: que (precedido dos termos intensivos tal, tão, tanto, tamanho, às vezes subentendidos), de sorte que, de modo que, de forma que, de maneira que, sem que

7. Finais: para que, a fim de que

8. Proporcionais: à proporção que, à medida que, ao passo que, quanto mais...(tanto mais), quanto menos...(tanto menos)

9. Temporais: quando, enquanto, mal, logo que, sempre que, assim que, desde que, antes que, depois que, até que, agora que, ao mesmo tempo que, toda vez que, cada vez que

Julgue os itens abaixo.

1. (  ) “Em grande parte das situações, a viabilidade econômica das estações de tratamento de esgotos (ETE) é reconhecidamente reduzida, em razão dos altos investimentos iniciais necessários à sua construção” O emprego do sinal indicativo de crase em “à sua construção” é opcional porque é opcional a presença de artigo definido singular feminino antes de “sua”.

2. (  ) “Acredito que, no século XXI, o sucesso de qualquer sociedade dependerá de seu comprometimento com a ciência e a tecnologia”. Preserva-se o atendimento às regras gramaticais da língua portuguesa ao se inserir sinal indicativo de crase em a ciência e a tecnologia.

3. (  ) “Desde então, vêm se impondo, entre especialistas ou não, a compreensão sistêmica do ecossistema hipercomplexo em que vivemos e a necessidade de uma mudança nos comportamentos predatórios e irresponsáveis, individuais e coletivos, a fim de permitir um desenvolvimento sustentável, capaz de atender às necessidades do presente, sem comprometer a vida futura sobre a Terra.” O emprego do sinal indicativo de crase em “às necessidades” é obrigatório; a omissão desse sinal provocaria erro gramatical por desrespeitar as regras de regência estabelecidas pelo padrão culto da linguagem.

4. (  ) “A aposentadoria obriga o sujeito a reorganizar as identificações habituais, que estruturam o eu.” A utilização do acento grave no “a” que antecede o verbo “reorganizar” é facultativa.

5. (  ) “Mas, também em relação a esses direitos e valores, é preciso ter em conta que todos são iguais, devendo merecer a mesma proteção.” Devido à presença da expressão “em relação”, o uso do sinal indicativo de crase em “a esses direitos” é facultativo.

6. (  ) “No entanto, esse foi também um século no qual ocorreram duas guerras mundiais, muitas ditaduras e em que vários países foram submetidos às ordens imperialistas de outros.” Em “às ordens”, a substituição de “às” por a mantém a correção gramatical do período.

7. (  ) “As sociedades chegam a determinadas formulações institucionais e podem alterá-las, considerando que não são mais adequadas.” Como o verbo “chegam” exige que seu complemento receba a preposição a, a inserção do sinal indicativo de crase em “a determinadas” manteria a correção gramatical do texto e indicaria a presença do artigo.

8. (  ) “E os homens, por suas características biológicas e por seu estilo de vida, são mais suscetíveis a essas intervenções externas” A supressão do termo ‘essas’, em ‘a essas intervenções externas’, provocaria a necessidade do uso do acento indicativo de crase em ‘a’.

9. (  ) “Chegou à idade adulta dando como certo que aquelas pessoas de macacão com a sigla do serviço de limpeza urbana estampada nas costas precisam trabalhar.” No trecho “Chegou à idade”, é facultativo o emprego do sinal indicativo de crase.

10. (  ) Em “E continuava fazendo perguntas em cima de perguntas, até levar os exaustos interlocutores a conclusões opostas”, o termo destacado pode ou não receber o acento grave por tratar-se de um caso em que a crase é facultativa.

11. (  ) Se eliminássemos o termo em destaque em “os estudiosos sempre vão a uma fonte segura ...”, seria obrigatório o uso da crase no a posposto à forma verbal vão.

12. (  ) “A capacidade refere-se às combinações alternativas de funcionamentos a partir das quais uma pessoa pode escolher.” O acento grave em “às combinações” indica aí a presença do artigo feminino antes do substantivo; mas seria igualmente correto omitir o artigo, ao retirar o acento grave e escrever as combinações.

13. (  ) “Da relação superior-inferior podem derivar tanto a concepção de que o superior tem o dever de ajudar o inferior a alcançar um nível mais alto de bem-estar e civilização, quanto a concepção de que o superior tem o direito de suprimir o inferior.” O emprego de sinal indicativo de crase em “quanto a concepção” prejudicaria a correção gramatical do período.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (71.7 Kb)   pdf (338 Kb)   docx (45 Kb)  
Continuar por mais 44 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com