TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Como Fazer Dissertação

Por:   •  1/4/2021  •  Artigo  •  341 Palavras (2 Páginas)  •  81 Visualizações

Página 1 de 2

Atividades Técnica de Redação-

Treino dissertativo. 2ª anos.

A introdução é o início do texto, em que se apresenta o tema e se define a tese. Toda dissertação precisa apresentar uma tese; sua defesa é o motivo pelo qual se escreve um texto desse tipo. Em outras palavras sempre que se escreve um texto dissertativo, tem-se por objetivo defender uma tese. E o que é defender uma tese? É mostrar para o interlocutor, por meio de dados, argumentos ou provas, qual é o seu ponto de vista em relação ao assunto.

Introdução:

A introdução pode ser feita de várias maneiras. Vamos utilizar as três mais conhecidas: por afirmação, por citação ou por pergunta.

Lembrando que chamamos de tópico frasal a parte do parágrafo que contém o aspecto geral, a generalização sobre o assunto.

                                   Título______________________________

1º parágrafo____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

O desenvolvimento deve ser redigido de maneira clara, coerente, concisa e objetiva, mantendo sempre a mesma linha de raciocínio apresentada na introdução. É importante, neste momento, definir os argumentos a serem utilizados, fundamentar muito bem as ideias e ter convicção do que se está falando, a fim de receber crédito do leitor  e ter seu ponto de vista respeitado. No momento de se desenvolver o tema (argumentos universalmente aceitos, argumentos de autoridade, informações verdadeiras, exemplos extraídos do dia-a-dia) poderão ser utilizados para fortalecer a argumentação e dar veracidade ao texto. É essa a função do desenvolvimento: fundamentar o ponto de vista apresentado na introdução.  Ele pode ser feito de várias maneiras abordaremos três tipos: desenvolvimento por enumeração, por comparação e por causa e consequência.

____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

__________________________________________________________________________________

A conclusão é a parte do texto que sintetiza as idéias desenvolvidas, reafirmando-as de acordo com a tese apresentada na introdução e justificada pela argumentação no desenvolvimento. Da mesma forma que a introdução e o desenvolvimento, a conclusão pode ser expressa de várias maneiras. Abordaremos duas: conclusão-resumo e conclusão-proposta.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)   pdf (54.3 Kb)   docx (7.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com