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Conexão de Sentenças

Por:   •  24/5/2018  •  Artigo  •  1.674 Palavras (7 Páginas)  •  149 Visualizações

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CONEXÃO DE SENTENÇAS

(Coherence through Related Sentences)

Com base em: FAWCETT Susan & SANDBERG, Alvin. (1984). Evergreen – A Guide to Writing. Boston, Houghton Mifflin Company.  Por: Claudiana Almeida.

Além de organizar as sentenças de uma forma lógica, o autor garante a coerência de um parágrafo ao ligar uma sentença ao texto. A, repetição de palavras importantes, substituição de pronomes, substituição de palavras sinônimas e utilização de elementos de transição são as quatro maneiras mais eficazes de se assegurar esse objetivo.

Repetição de palavras importantes e substituição de pronomes:

Frequentemente ligamos as sentenças de um parágrafo ao repetir palavras importantes e idéias. Em geral, as palavras chave (key words) e de significado relevante para o tópico (content words), tais como: verbos, substantivos e adjetivos, aparecem mais de uma vez no mesmo parágrafo.

Entretanto, embora a repetição de palavras importantes possa ser eficiente, ela poderá se tornar enfadonha se utilizada excessivamente. A fim de se evitar repetições desnecessárias, comumente substituímos pronomes pelas palavras já mencionadas no parágrafo. Preferencialmente, devemos fazer uso dessas duas formas estratégias de conexão de idéias para formar um texto mais leve e agradável de ler.

Procure identificar no extrato do artigo intitulado Museum of Laziness opens in Colômbia, a seguir, o uso de palavras repetidas e pronomes para substituir as palavras já mencionadas:

A new museum entirely dedicated to laziness has opened in Colombia’s capital, Bogota. But, you have to hurry if you want to see the exhibits and find out about being lazy because the exhibition lasts for only one week. The unusual show has displays that include a whole range of sofas, beds, hammocks, futons and anything that lets you take the weight off your feet. There are also plenty of televisions for visiting couch potatoes to watch while they lounge around in the museum. The museum’s opening so soon after the holiday season is no coincidence. The idea is for people to think about laziness, and perhaps change their behaviour and lifestyle throughout the rest of the year. It is a hands on, or we should say bottoms on, way of making us think about laziness in our high-speed, fast-paced societies.

Note, por exemplo, quantas vezes as palavras “museum” e “laziness” foram utilizadas por serem importantes para a transmissão da idéia central do texto.

Veja na segunda parte do texto, por exemplo, o uso dos pronomes (sujeito, objeto, etc), como é o caso do “she”, para substituir os nomes anteriormente mencionados:

The museum’s curator Marcela Arrieta said she wanted people to have a rethink about laziness and decide whether it really is a bad thing. She told the Associated Press news agency: "We always think about laziness as an enemy of work.” Ms Arrieta may not be leading a revolution for a shorter working week, but she could have a point in that we might just be designed to need more down time than our jobs allow us. Avoiding the pressures and stresses of work and chilling out more may even make us healthier and live longer. Arrieta explained that the exhibition aims to “make people think about the social issues implied in taking a nap, in being jobless or in feeling that maybe we are wasting time.” Try out her advice for yourself; take the weight off your feet, put your feet up, and think about being lazy.

Fonte: http://www.breakingnewsenglish.com/0801/080107-laziness.html

Sinônimos e Substituições:

Além da repetição de palavras e do uso de pronomes, podemos dar coerência ao nosso parágrafo através de sinônimos ou substituição de palavras. Lembre-se de que são sinônimas duas ou mais palavras que significam praticamente a mesma coisa. Por exemplo, se não desejamos repetir a palavra “car”, podemos usar as palavras “automobile” ou “vehicle”. Se ao descrervemos o céu (sky) já usamos a palavra “radiant”, poderemos substituí-la por “bright”.

A substituição de palavras que descrevem o sujeito  é também um recurso muito utilizado para unir idéias e promover a coerência lógica e leve entre as sentenças. Se escrevermos a respeito de Richard Gere, por exemplo, podemos nos referir a ele como “ this versatile actor” ou “this well-known pacifist”. Esse tipo de substituição permite uma mudança entre a repetição do uso do nome de uma pessoa e o pronome correspondente a ele.

O uso de sinônimos e substituições juntamente com a repetição de palavras e pronomes é, portanto, uma excelente opção de recursos que pode ser usada a fim de dar coerência durante o processo de escrita. Essa habilidade se torna especialmente importante em composições mais longas.

Veja no primeiro parágrafo do artigo a seguir - Victoria Beckham worst-dressed celeb –exemplos de sinônimos e palavras de substituição usados pelo autor para se referir a Victoria Beckham:

Victoria Beckham's plan to wow Hollywood with her style took a turn for the worse yesterday. Ms Beckham, a.k.a. Posh Spice from the pop band the Spice Girls, was named by the 85-year-old fashion guru Richard Blackwell as 2007's Worst Dressed Celebrity. The acid-tongued critic Mr Blackwell designed dresses for Hollywood’s rich and famous in the 1950s and 60s and started compiling his lists of the world’s best and worst-dressed stars in 1960. They are now greatly looked forward to, or perhaps not in Ms Beckham’s case, by Hollywood’s dedicated followers of fashion. Mr Blackwell said Posh wore “one skinny-mini monstrosity after another”. His attack on Posh comes exactly a decade after he put the Spice Girls at number one of his list, saying they were "the only spices on the planet that have no taste".

Fonte: http://www.breakingnewsenglish.com/0801/080110-victoria_beckham.html

Elementos de Transição:

A habilidade no uso de elementos de transição (transitional expressions) é fundamental para uma escrita coerente. Elementos de transição – também chamados marcadores discursivos - são palavras e frases que mostram a relação exata entre uma idéia e outra, uma sentença e outra. Palavras como: but, and, so, then, because, therefore, however, finally e for example, são sinais que guiam o leitor de uma sentença a outra. Elas podem expressar idéias de adição, contraste, comparação, ênfase, conclusão, etc. Sem elas, mesmo os parágrafos mais bem escritos e ordenados podem tornar-se confusos e difíceis de acompanhar.

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