TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Depressão

Tese: Depressão. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/5/2014  •  Tese  •  314 Palavras (2 Páginas)  •  200 Visualizações

Página 1 de 2

Depressão eis a questão

É muito comum nos vários grupos sociais que participamos encontrarmos pessoas que se declaram como doentes de depressão, outras pessoas falam apenas para as pessoas mais próximas e que termina a notícia se espalhando para outras. Tanto o grupo dos que assumem como o grupo dos que não se sentem a vontade para expor abertamente para a sociedade, precisam de cuidados para se libertarem da chamada depressão. Mas afinal o que é mesmo a depressão? Para muitos trata-se de uma doença Pós Moderna, por ser assunto comentado nos últimos vinte anos. No entanto, o significado de depressão reporta-se a uma doença que trás consequências sérias e muitas vezes até fatais.

Conforme Kaplan e Sadock, (1997), Os pacientes descrevem a depressão como dor emocional lancinante. Uns afirmam ter dificuldade de chorar. Cerca de 2/3 dos pacientes relatam que pensam em se matar e 10 a 15% comete o suicídio. Muitos pacientes sentem diminuição da energia causando dificuldade para terminar tarefas, diminuição produtiva no trabalho e na escola e falta de motivação para realizar novas tarefas.

Segundo Kandhelwal, (2001) a depressão Clínica é uma doença bem definida do ponto de vista médico, cujos sintomas são intensos, prolongados no tempo e interferem nas atividades diárias dos indivíduos. Dessa forma, os indivíduos acometidos por essa doença não demostram ânimo para realizar qualquer tipo de atividade. Há vários tipos de depressão, podendo ser de maior gravidade (com um ou mais episódios em que a depressão é intensa, e se torna incapacitante), distímica ou crónicaduradoura) ou ligeira (menor intensidade e persistência dos sintomas).

Apesar das definições , científicas, muitos reportam-se as pessoas depressivas como simples “frescura, mas na verdade é uma doença que precisa ser tratada por especialista como Psicólogo ou Psiquiatra e muitas vezes fazer tratamento com medicamentos antidepressivos controlados.

Referências

Depressão. Disponível em http://psicologado.com/psicopatologia/transtornos-psiquicos/depressao.

Depressão : um desafio às emoções. Disponível em http://catarinarivero.com/depressao.php.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com