TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Diferença Entre Alfabetização E Letrameno

Exames: Diferença Entre Alfabetização E Letrameno. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/3/2015  •  564 Palavras (3 Páginas)  •  312 Visualizações

Página 1 de 3

ALFABETIZAÇÃO

Estar alfabetizado é poder transitar com eficiência e sem temor numa intrincada trama de práticas sociais ligadas à escrita. Ou seja, trata-se de produzir textos nos suportes que a cultura define como adequados para as diferentes práticas, interpretar textos de variados graus de dificuldade em virtude de propósitos igualmente variados, buscar e obter diversos tipos de dados em papel ou tela e também. Não é uma tarefa para se cumprir em um ano, mas ao longo da escolaridade. Enfim, ser alfabetizado não é ser capaz de juntar letras para formar sílabas, juntar sílabas para formar palavras e palavras para formar frases, estar alfabetizado significa ser capaz de interagir por meio de textos escritos em diferentes situações; significa ler e produzir textos para atender a diferentes propósitos.

O indivíduo alfabetizado compreende o sistema alfabético de escrita, sendo capaz de ler e escrever, com autonomia, textos de circulação social. Portanto, é hora da Escola sair desse lugar de mantenedora de seu produto. É preciso dar às crianças em fase de alfabetização formas de alcançar essas possibilidades. Fornecer esse nível de alfabetização é um processo trabalhoso que depende de profissionais preparados e de investimento.

• Estar alfabetizado é poder ir além do código escrito

• É apropriar-se da função social constituinte dos atos de ler e escrever.

• Ser alfabetizado é fazer uso da leitura e da escrita no cotidiano.

• É ser capaz de ler um livro, uma revista, um jornal.

• É estar apto a escrever uma carta.

• É poder, no mundo da cultura da tela e das imagens e sons com os meios eletrônicos, conseguir acessar informações e delas se utilizar com senso crítico e não apenas “copiar” e “colar”.

Estar alfabetizado significa ser capaz de interagir por meio de textos escritos em diferentes situações; significa ler e produzir textos para atender a diferentes propósitos. O indivíduo alfabetizado compreende o sistema alfabético de escrita, sendo capaz de ler e escrever, com autonomia, textos de circulação social.

LETRAMENTO

Letramento é o resultado da ação de ensinar ou de aprender a ler e escrever, o estado ou condição que adquire um grupo social ou um indivíduo como consequência de ter-se apropriado da escrita. Desse modo, letramento seria resultado ou consequência do processo de alfabetização, é importante ressaltar que alfabetização e letramento caminham juntos embora nem todo sujeito letrado precisa, necessariamente, ser alfabetizado

O Letramento não se restringe ao aprendizado automático e repetitivo dos códigos convencionais da leitura e escrita lecionada nas escolas de forma tradicional, mas denota o trabalho com seus diferentes usos na sociedade, na vida cotidiana. Dessa forma, o Letramento não acontece apenas dentro das classes de alfabetização. Ele acontece antes e durante a alfabetização e continua durante a alfabetização e continua o resto da vida. As habilidades de leitura e escrita deixaram de ser vistas como o simples desenvolvimento de habilidades motoras para assumirem o papel de habilidades culturais e

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com