TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Diverssidade

Casos: Diverssidade. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/3/2015  •  858 Palavras (4 Páginas)  •  184 Visualizações

Página 1 de 4

APRENDER E O ENSINAR

Na educação infantil, risco e rabisco vão muito além do que as palavras podem expressar. Fazer parte dessa fase da vida de uma criança e importantíssimo até porque representam, momentos vitais para o desenvolvimento das crianças, qual o processo não é suficiente para significar a aquisição de conhecimento e habilidades. O ambiente escolar além de ter uma rotina pré definida com horários e escala para cada atividade proposta, para cada refeição tal como pude ver nos INSTITUTO NAIR VALADARES uma creche com uma escala semanal para os professores e monitores, pois a mesma funciona de horário integral, todas têm coordenação as monitoras uma vez por semana com duas horas de duração e as professoras duas vezes na semana com quatro horas de duração no horário vespertino. A instituição segue um padrão de rotina a entrada das crianças são as 07h30min e saída às 17h00min, pela manhã recepção das crianças e café as 07h45min, logo após escovação e água para todos, momento de roda com músicas e conversas informais sobre o conteúdo, sendo que por volta de 09h30min e o lanche sempre frutas, higiene todos ao banheiro e água logo após, com tudo arrumado é hora da atividade proposta pela professora e recreação, às 11h10min almoço e sono por volta das 14h30min todos acordam e tomam banho e lancham e fazem sempre uma oração antes de cada refeição, à tarde e de brincadeira lúdicas e dirigidas (Vídeo, Parque, Brinquedoteca, campo e garagem, pátio e área externa) às 16h10min jantam e bebem água ao voltar para sala brinca de legos, cantão musica, ouvem historias ou brincam de brinquedos.

A psicomotricidade na educação infantil

“O melhor método de ensino e aquele que o professor oportuniza a fluir do saber empírico e instiga a dádiva da criação e recriação de seu educandos" (Roberto Giancaterino ). Nos movimentos da criança se articula toada a sua afetividade, desejos e suas possibilidade de comunicação. A teoria de Piaget afirma que a inteligência se constrói a partir da atividade e motriz das crianças. Nos primeiros anos de vida ate os sete anos de vida, aproximadamente, a educação da criança e psicomotriz. Tudo, conhecimento e aprendizagem, concentram-se na ação da criança sobre o meio, os demais e as experiências através de sua ação no movimento.

Com base nestes dados selecionamos algumas atividades dirigidas que podem ser utilizadas em sala de aula :

Toca do coelho :Dispor bambolês no pátio da escola de forma que fiquem cada crianças em um bambolê e sendo que uma criança ficará fora do bambolê. Ao sinal do professor, as crianças deverão trocar de toca, entrando uma em cada bambolê aquela que sobrar sai da brincadeira e tira um bambolê.

Objetivo: Desenvolver a agilidade motora e atenção.

Dentro Fora:Fazer uma forma geométrica bem grande no chão e pedir que as crianças entre na delimitação desse espaço, se quiser o professor poderá fazer outra formas geométricas ( triangulo, quadrado,retângulo e círculo) dentro do que já fez onde irá pedir que os alunos adentrem também, explorando ainda que se a forma é pequena eles irão apertados.

Objetivo: Estimular a matemática e o raciocino lógico, ajudando a reconhecer as formas geométricas e as noções de espaço.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com