TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

EAD oferece treinamento

Seminário: EAD oferece treinamento. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/10/2014  •  Seminário  •  749 Palavras (3 Páginas)  •  212 Visualizações

Página 1 de 3

EAD – Nova modalidade de ensino

• EAD traz oportunidade de aprendizado

• EAD promove inclusão social

Aluna: Sônia de Souza Nunes

Cuiabá – MT

Junho/2014

EAD traz oportunidade de aprendizado

EAD promove inclusão social

Vivemos na era da informação, do conhecimento, da velocidade e para acompanhar esse ritmo frenético surge a modalidade de ensino EAD, que na verdade já existia a muito tempo, agora ganhou espaço trazendo inclusão social e oportunidades.Devido a falta de tempo e dificuldade de locomoção, torna-se cada vez maior a necessidade do ensino EAD.

A EAD tem facilitado a inclusão de pessoas com deficiências, pessoas com dificuldade de deslocamento da sua localidade, com difícil acesso a instituições convencionais trazendo oportunidades de educação , profissionalização e desenvolvimento intelectual, além de capacitar para competir no mercado de trabalho.

Em sua obra “Aprendizagem a Distância”, Fredric Litto discorre sobre a

importância da EAD para o acesso educacional das pessoas com deficiência:

Quando lembramos que aproximadamente uma em cada dez

pessoas, em qualquer país, sofre de necessidades especiais

(cegueira, surdez, incapacidade física de se locomover, entre outras

limitações), além daqueles (em um grande número) que não podem

se afastar de suas casas em razão do compromisso de cuidar de

familiares de idade avançada ou de crianças, a função de “inclusão

social” pela aprendizagem a distância fica muito clara. Se a pessoas não pode se deslocar até a escola ou a universidade, então é a instituição que deve ir até ela! (LITTO, 2010, p. 26)

O modelo presencial de ensino encontrar-se em formatos tradicionais de aprendizado, marcado pelo uso do quadro-negro, apostilas e livros, provas escritas e avaliações padronizadas. Caracteristicas que se tornam obstáculos à acessibilidade de conteúdo por parte dos deficientes visuais. Sem contar a falta de estruturas física e tecnológica dos locais, para receber as pessoas com qualquer tipo de deficiência, desde uma simples rampa a um complexo programa educacional computadorizado.

Por outro lado, no contexto da EAD on-line, o aluno pode estudar, interagir com outros alunos, professores, tutores e instituição, refletir e aprender em local e horário de sua escolha, tendo apenas que ter acesso a um computador conectado à Internet. Sobre isso, Marco Silva (2003) corrobora que a EAD on-line “é uma exigência da cibercultura”, ele a observa como sendo uma “demanda da sociedade da informação, isto é do novo contexto socioeconômico-tecnológico”, (...)“cuja característica geral não está mais centralizada na produção fabril ou da mídia de massa, mas na informação digitalizada como nova infra-estrutura básica,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com