TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ETAPA DA LÍNGUA PORTUGUESA

Projeto de pesquisa: ETAPA DA LÍNGUA PORTUGUESA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/4/2014  •  Projeto de pesquisa  •  1.054 Palavras (5 Páginas)  •  272 Visualizações

Página 1 de 5

RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO LÍNGUA PORTUGUESA I

Relatório de Estágio apresentado ao Curso de Letras Inglês/Português do Centro de Educação a Distância-CEAD da Universidade Anhanguera UNIDERP como requesito obrigatório para cumprimento da disciplina de Estágio Supervisionado Língua Portuguesa I.

CURITIBA-PARANÁ

2013

• IDENTIFICAÇÃO

Nome do Estagiário: Marcelo Silva

RA: 385453

Curso: Letras Inglês/Português

Semestre: 3

Ano: 2013

Início do estágio: 07 /05 / 2013

Término do Estágio: 14 / 05 / 2013

I – INTRODUÇÃO

O estágio foi realizado na Escola Carlos Alberto Ribeiro,no município de Bocaiuva do sul,Paraná,realizado desde o dia 07/05/2013 até 14/05/2013,no período matutino no 6° Ano do Ensino Fundamental. Ele(o estágio),foi realizado com toda observação nas atividades realizadas na disciplina da Língua Portuguesa.

Dentre as atividades desenvolvidas estão: observação e interação, visita a escola e Avaliação de Regência. Ele trouxe para mim contribuição de análise conforme o desenvolvimento das aulas.

Ele foi de suma importância para aprimorar meus conhecimentos e ao mesmo tempo relembrando matérias já estudada por mim quando estava nesta mesma série escolar.

O estágio traz um conhecimento de aprendizagem tanto com as atividades feitas, quanto a interação de professor e aluno, este estágio foi realizado junto com a professora Izabel Cristiane, com diversos exercícios usando substantivos,que foram usados em forma de palavras cruzadas,jogo da velha,caça-palavras etc. tudo para avaliação dos conhecimentos dos alunos.

II – DESENVOLVIMENTO:

a) Visita à escola

b) Observação e Interação

c) Plano de Aula

d) Avaliação de Regência

Quando estamos em lugar em que não há necessidade de uma observação concreta e geral, não conseguimos definir com tanta precisão a realidade do local ou o que podemos extrair de tal situação observada de longe, mas certo que é dentro de uma estrutura pedagógica, conseguimos uma análise bem de perto do que podemos dizer ser uma construção de valores para sociedade, que não iniciamos dentro dos muros escolares ,mas sim, que damos estrutura e continuidade,pois a primeira escola em análise é a casa onde o aluno habita, por que a partir dali poderá ser criado o seguimento educacional de sua vida futura.

O mais célebre educador brasileiro, autor da Pedagogia do Oprimido, Paulo Freire, diz que o objetivo da escola é ensinar o aluno “ler o mundo” para poder transformá-lo. Paulo Freire assumiu um método de alfabetização com um pensamento completamente político, mas com uma conscientização de objetivar o aluno no conhecimento de mundo abrindo espaço para facilidade externa de conhecimento geral, abrangendo a totalidade de ensino. Freire propôs uma prática de ensino que pudesse gerar nos alunos inquietação a respeito do assunto em estudo, não simplesmente passar aos alunos conhecimentos e tentar depositá-los em sua mente, mas despertar neles um “espírito investigador”,que procurar saber além que do que esta sendo ensinado.

No livro “O que é Pedagogia” de Paulo Ghiraldelli Junior , ele coloca pedagogia junto com didática analisando desde os primórdios desta prática iniciada na Grécia antiga,que era uma escola de instrução,com objetivo de ensinar e instruir seus alunos no bom uso de seu conhecimento.

a) Visita à escola

Dentro de minha análise, pude observar na escola Estadual Carlos Alberto Ribeiro, na qual fui recebido pelo diretor Célio Gonçalves de Araújo, minha primeira visita foi a secretaria sendo após a sala dos professores. Este estágio foi supervisionado pela professora Izabel Cristiane, que também é pedagoga. Conheci a quadra de esportes, refeitório,banheiro e a sala da qual eu participaria das aulas,que se encontra na parte inferior do prédio,no qual está o 6° ano. Na parte superior também está instalada um laboratório de informática acoplada com a biblioteca que funciona no horário regular das aulas. Bem no centro do espaço construído está o local onde são realizadas as refeições com mesas que estão destinadas aos alunos. A cozinha tem um espaço regular bem ao lado da cantina,em que alunos e professoras participam.

b) Observação e interação

Realizei minha observação em uma turma do 6° ano do ensino fundamental, composta por 30 alunos sendo na sua maioria meninas. Conforme relatou a professora essa turma é bastante complicada com relação a atenção nas atividades elaboradas,mas que com método de dinâmicas e interação são vencidas as dificuldades despertando curiosidades dos alunos e chamando sua atenção para o assunto. Constatei uma experiência vasta da professora

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.6 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com