TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Eletrotatica

Tese: Eletrotatica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/5/2014  •  Tese  •  1.009 Palavras (5 Páginas)  •  246 Visualizações

Página 1 de 5

1 JUSTIFICATIVA

“O ensino da física atualmente vem descrevendo uma trágica desestruturação em consequência de série de fatores que há muito se evidência nas salas de aulas seja em nível médio ou superior”. (Borges.2005). Coloca-se em pauta a má remuneração e uma má formação no processo acadêmico do professor de física que por sua vez tem sido ocasionado por um sistema arcaico e excludente, imposto pela mesma sociedade. Como referencial de exclusão pode-se citar exames de vestibular e preocupação de resultados de fórmulas e talvez o mais grave fator: o esvaziamento do desenvolvimento e construção do pensamento científico.

Propõe-se o ensino experimental sobre eletrostática no 9º ano do Ensino Fundamental na escola Santa Terezinha, buscando atender as necessidades práticas e relacionar fenômenos do cotidiano com fenômenos básicos da eletrostática desafiando o aluno à aproximação com os fatos e conceitos que a explicam.

Buscando uma aplicabilidade de um ensino inovador na área de física sentiu-se a necessidade de uma abordagem metodológica diferenciada que pudesse levar o aluno da escola Santa Terezinha a melhor entender e gostar da física como um todo.

É importante ressaltar que os jovens ao ingressar no ensino médio, tinham certas indagações sobre o porquê da física, que de certo modo, seria um pilar importante se bem esclarecida à pergunta, para a construção de um pensamento não apenas científico, mas também, vivenciado. (Para Kawamura e Hosoume 1999) “a formação completa de jovens preparados para a cidadania, temas atuais devem estar necessariamente em seu cotidiano”.

Em Pena (2007), nota-se uma preocupação acentuada e consistente no rumo da abordagem histórica nas aulas de física. É neste contexto que o MEC propôs na LDB dois projetos de fundamental importância. Assim, para expressar as intenções legais e os pressupostos pedagógicos e filosóficos têm-se os DCNEM, e para a reforma no ensino foi desenvolvido os PCNEM. Porém, vale ressaltar as dificuldades impostas pelo sistema de educação aos projetos citados, a falta de conhecimento dos docentes nos parâmetros elaborados, enfim, uma série de fatores que impedem o andamento do projeto. Por fim, a física por tratar de fenômenos básicos da natureza, induz a criança a formar sua própria opinião e conclusão de determinada situação. Observa-se que o professor não precisa necessariamente ser um físico e sim se utilizar de práticas condizentes com as necessidades de seus alunos no processo de aprende a aprender.

2 OBJETIVOS

2.1 Objetivo Geral

Despertar o interesse dos alunos ao estudo da eletrostática e suas relações com atividades do cotidiano dos mesmos mostrando a possibilidade de um ensino diferenciado, com ênfase na experimentação e na criatividade, visando o conhecimento coletivo e individual satisfatório para o bom desenvolvimento do educando.

2.2 Objetivos específicos

 Conhecer o conceito de eletrostática;

 Relacionar o estudo da eletrostática com a prática do dia a dia;

 Propor atividades experimentais com eletrostática como forma de trabalhar conceitos em sala, usando dispositivos de construção caseira;

 Organizar construção de experimentos caseiros.

3 METODOLOGIA

A metodologia da proposta é baseada no artigo de Schroeder (2007) e Araújo et al (2003), e apoia-se nos pressupostos da investigação-ação, uma vez que trabalha com os sujeitos abordando e valorizando a sua participação em todos os seus passos, de modo que as informações são colocadas e participadas por todos desde o início ao final do processo. A proposta será idealizada para alunos do ensino fundamental II, especificamente na turma do 9º ano da escola Santa Terezinha. O tema gerador será a prática experimental de fenômenos físicos, envolvendo quatro experimentos apresentados aos alunos. Em seguida, será sugerido que formem um grande círculo para que todos assistam à aula experimental. Cada experiência descreverá um fenômeno da eletrostática enriquecida de maneira eficiente o conhecimento cientifico do aluno. As atividades serão estruturadas conforme a disposição dos alunos em sala, sendo que cada experiência apresentará uma proposta experimental, de modo a interagir com seu conhecimento e no dia-a-dia (vale ressaltar que os materiais utilizados são de baixo custo). Os experimentos ficaram organizados conforme o tema da física abordado. Será arbitrado um tempo limite para cada apresentação, sendo que a atividade avaliativa será feita, conforme o nível de contextualização, competência e habilidade sobre cada experiência sobre eletrostática analisado. Adicionalmente, será aplicado um questionário diagnóstico aos alunos sobre questões envolvendo as práticas analisadas e seus respectivos fenômenos físicos, levando em consideração todas as estratégias e habilidades utilizadas. A pesquisa foi realizada na Escola Santa Terezinha localizado na comunidade de Piquiatuba-Belterra-Pará

4 CRONOGRAMA

Atividades desenvolvidas 2013 2014

Jul Ago Set Out Nov Dez Jan Fev Mar Abr Mai Jun

Estudo do tempo acadêmico x

Estudos teóricos e confecção dos experimentos x

Aplicação do projeto x x

Analises de dados x

Escrita de relatórios x

Elaboração do TAC x x x x x

Defesa do TAC x

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

BORGES,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com