TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fafafafafa

Pesquisas Acadêmicas: Fafafafafa. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/11/2014  •  323 Palavras (2 Páginas)  •  1.831 Visualizações

Página 1 de 2

Questão 3 – A alavanca que impulsiona a criação doconhecimento nas organizações é a transformação do conhecimento pessoal em conhecimento organizacional. A criação do conhecimento organizacional é uma interação contínua entre dois tipos de conhecimento. Cite quais são esses conhecimentos e diferencie um do outro, justificando por que eles são complementares.

Resposta:

Conhecimento Tacito é aquele que é pessoal, que vem de experiencias, podendo ou não ser passadas para outros.

Conhecimento Explicito; é aquele em que é justificado empalavras, informações, armazenados, formulas.

Um complementa o outro, pois se não houver o conhecimento tacito, não serápossivel o conhecimento explicito, então um dependedo outro.

Questão 4 – A partir das explicações dos autores e levando em conta os conhecimentos adquiridos na disciplina até o momento, cite quais são os quatro processos que compõem o modelo de criação do conhecimento, proposto por Takeuchi e Nonaka. Identifique no seu cotidiano um exemplo de cada um desses processos no ambiente organizacional.

Resposta:

Socialização – troca de informações.

Externalização- é um conceito adquirido

Combinação - é a que gera o conhecimento sistemico

Internalização- gera o conhecimeto operacional.

Conclui-se que, na criação do conhecimento organizacional, os tipos de conhecimento que se complementam são: 1) Conhecimento Tácito e 2) Conhecimento Explícito e os processos que compõem o modelo de criação do conhecimento organizacional são: 1) Socialização 2) Externalização 3) Combinação e 4) Internalização.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

LIRA, Waleska Silveiraet al. A busca e o uso da informação nas organizações. Perspectivas em Ciência da Informação, Belo Horizonte, v. 13, n. 1, p. 166-183, jan./abr. 2008.

TAKEUCHI, Hirotaka; NONAKA, Ikujiro. Gestão do conhecimento. Porto Alegre: Bookman, 2008.

OBS.:

A 1ª referência é o artigo. A 2ª é o livro-texto da disciplina Gestão do Conhecimento. Selecione-a(s) ou inclua outra(s) que você efetivamente utilizou, seguindo a NBR 6023. Acesse o link da biblioteca da Anhanguera para saber como se elaboram outros tipos de referências: http://www.anhanguera.com/bibliotecas/normas_bibliograficas/Arquivos/17_referencia.htm.

Para a formatação das Referências, utilize entrelinhas simples, com alinhamento somente à esquerda e separadas entre si por um espaçamento simples em branco.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com