TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fhtfhdfyt

Por:   •  2/5/2015  •  Ensaio  •  1.448 Palavras (6 Páginas)  •  148 Visualizações

Página 1 de 6

Universidade Bandeirante Anhanguera

Tecnólogo de Gestão Ambiental

Planejamento Ambiental

Planejamento Ambiental: histórico e estudo de artigo técnico.

&

Conservação e Planejamento Ambiental no Brasil.

São Bernardo do Campo

2014

Universidade Bandeirante Anhanguera

Planejamento Ambiental: histórico e estudo de artigo técnico.

&

Conservação e Planejamento Ambiental no Brasil.

Trabalho referente ao quarto semestre, da disciplina de Planejamento ambiental, do curso de Tecnólogo de Gestão Ambiental, orientado pelo professor Daniel.

Realizado pelas Alunas:                                                          Juliana dos Santos Couras     6620357747

Ana Lúcia da Silva                  6814007628

Jessica Pereira de Andrade    6277278852

Thais Ap. Carlos de Lima       6277279008

São Bernardo do Campo

2014

Sumário

Introdução...........................................................................................................................

Resumo das Etapas 01 e 02..............................................................................................

Bibliografia..........................................................................................................................

Introdução

Trabalho referente à disciplina de Planejamento Ambiental, seguindo as Etapas 03 e 04. A etapa 01 que é referente ao histórico e estudo de artigo técnico e a 02 se refere à conservação e planejamento ambiental no Brasil.

Através dessas duas etapas foi feito um resumo sobre cada tema.

Projeto de pesquisa sobre os conceitos e dimensões do planejamento ambiental voltado ao município de Ananindeua, no bairro do Coqueiro na Região Metropolitana de Belém. A passagem que liga a Rua Vilanova à Rodovia Mário Covas, os moradores dessa região convivem com o esgoto a céu aberto no local, onde não tem asfalto e apresenta problemas de iluminação publica. Os moradores dessa região confirmam que os postes de iluminação não contem luz, se não for eles para colocarem lâmpadas continuariam sem iluminação, devido a chuva e a falta de coleta de lixo a água acaba inundando as casas dos moradores.

Devido o aumento demográfico, a poluição dos cursos de água por resíduos industriais e residências vem aumentando cada vez mais, embora a natureza tenha capacidade de se regenerar, seus recursos estão tornando cada vez mais limitado, consequentemente o saneamento básico vem se tornando um dos maiores desafios encontrado pela sociedade, mesmo que tenha a existência de leis que asseguram o direito da população devido às ações públicas elas são limitadas. Conforme estabelecido pelo estatuto das cidades, para a garantia do direito a cidade sustentáveis, ou seja, ao direito a terra urbana, a moradia, ao saneamento, a infraestrutura urbana, aos serviços públicos e a mobilidade urbana, deve-se promover a articulação das diversas atividades no nível deste local, sendo assim as ações de planejamento implementado no munícipio devem passar pelas diretrizes dos diretores. O planejamento é fundamental para ordenar o plano de desenvolvimento das funções sociais das cidades e a garantia do bem estar da sociedade.

É de grande importância ver o ambiente como um todo, não é somente água, esgoto, resíduos sólidos ou drenagem, pois tudo relaciona como a saúde, a tributação, orçamento, economia, mercado imobiliário, dignidade humana, opções politicas, controle social, enfim muitos problemas em si mesmo já complexos que depois de unidos por uma teia de fluxos, criam uma ambiência complexa, temos que perceber a necessidade de definir até quando poderemos usufruir do planeta sem que possamos alterar o potencial que ele nos dá, tendo como primordial rever conceitos, buscar e construir objetivos para auxiliar na melhoria e reconstrução da natureza, empenhar-se pela qualidade de vida dos seres vivos e de preservação do meio ambiente em que vivemos.

O planejamento ambiental tem como principal objetivo diagnosticar, prever, buscar normalizar e reconstruir o meio ambiente quando eles estão em situações de degradação para a construção de empreendimentos, o planejamento precisa ser refletido, discutido e analisado ao tomar alguma forma para a melhoria do meio ambiente, para isso podemos destacar algumas ações, tais como:

  • Zoneamento ambiental, onde visa a conciliar o desenvolvimento econômico, ambiental e social do município sustentavelmente, o elaborador do zoneamento tem liberdade para escolher os tipos e termos que mais se adequada aos objetivos de seu projeto, levando em contas as características geológicas, hídricas, demográficas, pedológicas, sociais, climáticas, ocupacionais, hidro geológicas e econômicas.
  • Diagnóstico da situação dos recursos hídricos.
  • Análise de alternativas de crescimento demográfico de evolução de atividades produtivas e de modificações dos padrões de ocupação do solo.
  • Análise de alternativa de crescimento demográfico de evolução de atividade produtiva e de modificação do padrão de ocupação do solo.
  • Balanço entre disponibilidade e demandas futuras dos recursos hídricos, em quantidade e qualidade, com identificação de conflitos potenciais.
  • Metas de racionalização de uso, aumento da quantidade e melhoria dos recursos hídricos disponíveis.
  • Medidas a serem tomadas e programas a serem desenvolvidos e projetos a serem implantados para o atendimento das metas previstas.
  • Diretrizes e critérios para a cobrança pelo o uso de recursos hídricos.
  • Propostas para a criação e áreas sujeitas a restrição de usos, com vistas à proteção dos recursos hídricos.
  • Análise e representações cartográficas.
  • Elaboração de cartas, sínteses parciais e finais para um ou mais usos projetado.
  • Planejamento ambiental e desenvolvimento sustentável do município.
  • Conscientizar que o meio ambiente é um bem público e por isso deve ser preservado por todos.
  • Garantir o acesso a informação e a participação da comunidade nas questões que afetam a qualidade de vida.
  • Contabilizar o desenvolvimento econômico e social com proteção dos recursos naturais.
  • Ter compromisso com a qualidade de vida da população.

A política municipal do meio ambiente tem por objetivo melhorar as condições de vida sendo ela animal ou vegetal disponibilizando a utilização consciente dos recursos naturais e a redução parcial ou total da destruição que vem ocorrendo no meio ambiente.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.1 Kb)   pdf (148.6 Kb)   docx (15.9 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com