TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Figuras De Linguagem

Pesquisas Acadêmicas: Figuras De Linguagem. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/6/2014  •  1.016 Palavras (5 Páginas)  •  258 Visualizações

Página 1 de 5

Introdução

O livro “As Batalhas do Castelo” de Domingos Pellegrini é um romance infanto-juvenil, foi publicado em 1987 e seu enredo se passa na Idade Média, um período históri-co marcado por diversos problemas e privações para a sociedade, principalmente para as camadas mais pobres da população. Neste trabalho vamos discorrer sobre o caráter só-cio-histórico deste romance e para que possamos entender a complexidade desta obra, devemos conhecer o contexto de seu enredo e o que isso implica para os personagens e para o romance como um todo, ou seja, devemos conhecer a “famosa” Idade Média.

O período chamado de Idade Média é compreendido entre os anos de 476 e 1453, tem como seu marco inicial a queda do Império Romano do Ocidente(476 d.C) e como marco final a tomada de Constantinopla pelos Turcos-otomanos(1453 d.C).Trata-se de um período com forte caráter religioso, onde a igreja, sendo a instituição mais centraliza-da, controla a sociedade impondo doutrinas a serem seguidas pelas pessoas.A sociedade daquela época era dividida basicamente em clero, nobreza e servos. Cada uma dessas “camadas” tinha uma função específica na sociedade.A nobreza competia as guerras e a defesa do reino, ao clero competia a espiritualidade da população e aos servos competia o trabalho e a produção.

A sociedade nesse período era feudal, ou seja, a economia era baseada na subsistência e o dinheiro, pouco usado, apesar de nunca ter desaparecido por completo. Os servos juravam fidelidade a um nobre(suserano) e trabalhavam para o mesmo em suas terras e em troca recebiam moradia e proteção do senhor feudal. Outro fator marcante são os cavaleiros, que juravam proteger os senhores feudais, lutando guerras por eles, fazendo com que suas terras aumentassem e consequentemente o poder do senhor feudal se expandia.

A Idade Média foi devastada por guerras que perduravam muitos anos e também por diversas epidemias, entre elas a Peste Negra, que chegou a dizimar um terço da po-pulação europeia e que foi muito usada por Domingos Pellegrini em seu livro.

Considerando esses aspectos principais da Idade Média, vamos mostrar como ca-da um se manifesta no decorrer do romance e sua relação com o período sócio-histórico em que esta inserido, além disso vamos criticar alguns pontos do texto em que o autor contraria os conhecimentos da História, mas sabemos que por se tratar de uma obra fictí-cio/literária Pellegrini pode usar e “manipular” a Idade Média como bem entender.

O papel dos cavaleiros no contexto da Idade Média

Visto que a obra retrata o período da Idade Média, não podia faltar um cavaleiro no en-redo. O valente Dom Carlos Felipe de Castela y Bourbon Aguillar dos Santos Silva traz consigo diversos ideais típicos dos cavaleiros da época. A cavalaria medieval se consti-tuiu o maior mecanismo de proteção dos interesses nobres e do clero. A sociedade era divida em três funções – os

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.1 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com