TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

GJHGJH

Casos: GJHGJH. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/5/2013  •  1.839 Palavras (8 Páginas)  •  824 Visualizações

Página 1 de 8

AGRADECIMENTOS

Àqueles que através de seu incentivo e apoio nos conduzem ao aprendizado; e a Deus, que nos desvendou a oportunidade de tornarmos instrumentos da educação de nós mesmos e do outro.

SUMÁRIO

1 Brinquedoteca e o seu Surgimento..................................... 08

2 Brinquedoteca Escolar e Hospitalar.................................................. 09

3 A importância da Brinquedoteca.................................................12..

REFERÊNCIAS..........................................................................................................13

1 . BRINQUEDOTECA E O SEU SURGIMENTO

No decorrer do 4º semestre do Curso de Pedagogia, pela Universidade do Paraná – UNOPAR, modalidade de ensino à distância; os conhecimentos acumulados levam a uma reflexão sobre a importância da brinquedoteca no espaço escolar, as inúmeras utilizações vislumbradas do processo utilizado na escola e em outros ambientes.

Nesta dinâmica reflexiva, vemos primeiramente que brinquedoteca é uma coleção de jogos e brinquedos, organizada para o livre uso dos visitantes, em sua maioria crianças e adolescentes mais potencialmente também adultos, tendo em relevância o recente sucesso dos jogos de tabuleiro. É um ambiente preparado para criança brincar livremente, manifestando sua potencialidade e necessidades lúdicas, é um espaço desenvolvido para o autoconhecimento, o prazer, a afetividade, a empatia, a automotivação e a sensibilidade, facilitando o equilíbrio da criança. A criança tem acesso a uma grande variedade de brinquedos, dentro de um ambiente especialmente prazeroso. Muitas escolas mantêm uma brinquedoteca de brinquedos educacionais como forma de substituir o clássico ‘’playground’’ por algo que possa ensinar enquanto entretém os alunos.

A primeira idéia de Brinquedoteca surgiu em 1934 em Los Angeles, nos anos da grande depressão econômica dos Estados Unidos, a fim de solucionar o problema de uma loja de brinquedos, chamado de Los Angeles Toy Loan, como um recurso comunitário, utilizado até os dias atuais.

Este recurso comunitário expandiu-se na década de sessenta 1963, em Estocolmo surgiu á primeira Lekotec (Lucoteca), e tinha como objetivo o empréstimo de brinquedos e orientação ás famílias com necessidades especiais, tendo a estimulação através do brinquedo como filosofia.

Para Cunha, a brinquedoteca não pode deixar de exercer a sua real função, a de ‘’fazer as crianças felizes’’.

[...] a Brinquedoteca escolar é um espaço que permite o brincar livremente, com todo o estímulo à manifestação de suas potencialidades e necessidades lúdicas, com a presença de muitos jogos variados e diversos materiais,permitem a expressão da criatividade infantil.

Ao concordar com este pensamento, Cunha define a brinquedoteca como

[...] responsável por mediar a construção do saber, em situações de prazer, com gosto de aventura, na busca pelo conhecimento espontâneo e prazeroso. [...] um local que incentiva a criança a extravasar sentimentos, a construir conhecimentos e a demonstrar suas emoções.

Já para Noffs, a brinquedoteca é:

[...] um espaço onde a criança, utilizando o lúdico, constrói suas próprias aprendizagens, desenvolvendo-se num ambiente acolhedor, natural e que funciona como fonte de estímulos para o desenvolvimento de suas capacidades estéticas e criativas, favorecendo ainda sua curiosidade.

Diante das definições apresentadas podemos verificar que a brinquedoteca é um espaço que busca levar a criança a se expressar, a imaginar, a representar, a imitar, a competir, a criar etc., tudo isso permeado pela liberdade característica principal da ação lúdica.

Ao nos depararmos com uma gama de conceitos, definições, definições, objetivos, princípios e ações voltados para a brinquedoteca:

Proporcionar um espaço lúdico, valorizando o ato de brincar de forma espontânea; resgatar o espaço e o tempo de brinca; possibilitar o acesso a brinquedos; orientar sobre a adequação e utilização dos brinquedos; desenvolver hábitos de responsabilidade; resgatar brincadeiras, incentivando sua valorização como atividade geradora de desenvolvimento intelectual, emocional e social; propiciar a construção de conhecimentos; estimular o desenvolvimento da concentração e atenção; oportunizar a expansão de habilidades e potencialidades; desenvolver a criatividade, a sociabilidade e a sensibilidade; incentivar a autonomia e o sentimento de autoestima; repassar aos professores e ás famílias informações sobre conhecimentos a respeito da importância do brincar e sobre o desenvolvimento do aluno na brinquedoteca.

Para implantar uma brinquedoteca, é necessário ter definidos objetivos e o público-alvo a ser atendido. Em seguida, as atividades ofertadas, a localização e instalação, as regras e normas para atendimento, a composição dos objetos (acervos) a serem oportunizados, e, mais que decisivo, o profissional que fará a mediação das atividades no local, com conhecimentos básicos de seu funcionamento.

Vaz acredita ser interessante fazer uma pesquisa sociocultural e ambiental sobre a comunidade local (vida e hábitos de brincar das crianças) para a implantação antes de definir as atividades ofertadas na Brinquedoteca. É evidente a presença de salas de brinquedos sob diferentes enfoques como: hotéis, hospitais, clubes, shoppings etc. A diferença entre brinquedotecas e as salas de brinquedos encontra-se não no local ou tipo, mas nos objetivos estabelecidos para cada uma delas.

É importante ressaltar que independente do tipo de brinquedoteca que se pretende formar, deve haver uma preocupação com a organização dos espaços e com os tipos de brinquedos que serão disponibilizados para as crianças brincarem. O espaço e a disposição dos brinquedos devem promover o livre acesso da criança, e os brinquedos devem oferecer segurança, bem como encantar a criança oferecendo um real convite para brincar.

2-Brinquedoteca Escolar e Hospitalar

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.1 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com