TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gerundismo

Por:   •  11/4/2015  •  Artigo  •  2.118 Palavras (9 Páginas)  •  266 Visualizações

Página 1 de 9

O ‘Gerundismo’ a partir da crença de professoras de Língua Portuguesa: uma análise linguística

Aluna: Clarissa Ayres D. de Campos Machado

Professora Sabine Mendes                    Disciplina: Linguística: História e Teoria

Resumo

O presente trabalho analisou o fenômeno ‘Gerundismo’, isto é, o uso do gerúndio de forma mais alongada como ‘vou estar lhe passando’ ou ‘vou poder estar lhe informando’ a partir da opinião de professoras de língua portuguesa. O interesse pela pesquisa explica-se pela ocorrência do fenômeno tanto na fala cotidiana quanto na escrita de jornais online, redes sociais e sites de atendimento ao consumidor. Para tanto, recorreu-se ao uso de uma pesquisa tendo como base a crença de professoras de língua portuguesa acerca do assunto. A análise teórica do uso do ‘gerundismo’ em colocações tais como ‘estarei solicitando’; ‘vou estar solicitando’ foi baseada na linguística estruturalista através da dicotomia sincronia e diacronia de Saussure (1975) e da Sociolinguística de Labov (1960) a qual preconiza o estudo da língua em seu uso real.    

Introdução

A pesquisa se baseou nos princípios de sincronia e diacronia (Saussure, 1975) e da Sociolinguística variacionista (Labov, 1960). Nesta abordagem e concepção de linguagem, Saussure (1975) considera que “a língua  deve ser estudada em si mesma e por si mesma”, ou seja, a estrutura da língua deve somente ser estudada a partir de suas relações internas. Sendo assim, considera-se para primeira discussão a dicotomia ‘sincronia e diacronia’.

A sincronia é o que ocorre no momento com a língua, que segundo Saussure, “se relacione com o aspecto estático da nossa ciência”. O gerúndio, sendo apenas uma forma nominal do verbo acompanhada de um verbo auxiliar (ex: estou fazendo) derivou outra forma que pode ser considerada um vício de linguagem ou um desvio da norma padrão, com mais de um verbo auxiliar (ex: vou estar fazendo) e no futuro. Nesta análise, o ‘gerundismo’ é a investigação sincrônica, um fenômeno atual da língua.

Como processo diacrônico, o ‘gerundismo’ provém da forma verbal gerúndio a qual significa apenas o momento do qual se fala, deriva deste tempo por influência inglesa e expressa o momento no futuro:

ESTOU FAZENDO           “I WILL BE DOING”          VOU ESTAR FAZENDO /                                                                                              ESTAREI FAZENDO[pic 1][pic 2][pic 3]

Expressão do momento                                                

                                                                                         

                                                                                    Expressão do momento no futuro                                                                                                                      

                                                                                                SINCRONIA DIACRONIA (TRADUÇÃO DO USO EM INGLÊS)                                          

Desta forma, não se pode desconsiderar a questão histórico-comparativa inerente ao assunto, isto é, baseada no uso comparativo à de outro idioma, no caso, da língua inglesa. Algumas mudanças na estrutura social (estabelecimento dos callcenters) conduziram às produções coloquiais da língua portuguesa. Uma das explicações dada por Junior (2011) em artigo a respeito do assunto é que a mão de obra qualificada para o telemarketing é muito difícil de ser encontrada e há uma dificuldade de separação entre “cotidiano pessoal” e “cotidiano profissional” do atendente (grifo do autor) o que conduz à geração de vícios de linguagem. Ademais, o autor classifica o ‘gerundismo’ como “grande vilão do telemarketing”.

Labov (1960) considera a linguística como uma ciência do social a qual contém processos de variação e mudança. Há três processos de variação linguística: regional, social e de registro. DETALHAR OS PROCESSOS Uma das contribuições foi constatar que normas não padrão também ocorrem em falas de pessoas com nível superior, principalmente em situações mais informais (Cezario, Maria Maura; Votre, Sebastião in Martelotta, p.142)

De modo a entender mais o processo, foram entrevistadas quatro professoras de língua portuguesa a respeito desse uso atual e sua opinião relativa ao desenvolvimento de estruturas de natureza extralinguística.

O trabalho objetivou compreender o contexto do uso do ‘Gerundismo’ como fenômeno linguístico. Pretende-se refletir até que ponto uma estrutura dita incorreta de acordo com a gramática normativa possa ser transformada em uma estrutura real da língua portuguesa.

No que se refere às respostas das professoras de Língua Portuguesa, importante ressaltar a análise do componente de crenças ao qual está intrinsecamente atrelado. Segundo Silva e Rocha (2007, p. 1021), as definições de crenças são constituídas em termos sociocultural e histórico através de relações interativas e dinâmicas as quais se associam à ação, à vivência do sujeito. Ainda acrescentam:

Tais abordagens têm como referencial o homem como sujeito histórico e a linguagem como prática social, culturalmente constituída. Consequentemente, cria-se um estreito vínculo entre o conceito de crenças e a perspectiva ideológica, inerente à linguagem e à educação.

INCLUIR COHEN E POSSENTI

Dados da pesquisa

De forma a compreender melhor o fenômeno, a entrevista incluiu quatro perguntas de natureza quantitativa e uma qualitativa.

As perguntas foram as seguintes:

O fenômeno ‘gerundismo', por exemplo, derivado dos verbos e da locução verbal conforme: [Farei} – [Vou fazer] para [Vou estar fazendo] ou ainda [Vou poder estar fazendo] tem ocorrido de forma recorrente no português do Brasil.

1. Na sua opinião, a incidência do fenômeno é maior: ( ) na escrita ( ) na fala

2. Qual o contexto que mais percebe o gerundismo? ( ) redes sociais ( ) eventos acadêmicos ( ) eventos sociais ( ) trabalho ( ) ligações telefônicas ( ) conversas informais ( ) outro (especificar)

3. Quais dos itens abaixo acha que explica a ocorrência do fenômeno?

( ) uso coloquial ( ) falta de conhecimento da língua ( ) vício de linguagem ( ) outro (especificar)

4. No caso da língua portuguesa, considerando que a gramática é formada pelo uso da língua e compreende as possibilidades dentro da norma culta, conforme a recorrência do fenômeno aumente, acredita que será possível incorporar a nova estrutura gramatical futuramente de forma a ser aceita e a se tornar correta? ( ) sim ( ) não  

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.8 Kb)   pdf (226.8 Kb)   docx (34 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com