TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gfds

Dissertações: Gfds. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/3/2015  •  1.833 Palavras (8 Páginas)  •  265 Visualizações

Página 1 de 8

Curso: Programação de computadores Turma: FPD.BL11.SL03.N

Disciplina: Avaliação e Desempenho de Sistemas

Profº: ALEXSSANDER CARVALHO NEVES

Aluno: Matrícula:

Data: Avaliação Final

TAP - Avaliação e Desempenho de Sistemas

• Componentes da engenharia de software.

• Métodos, ferramentas e procedimentos de Engenharia de Software.

• Planejamento de projetos

• Estimativas de projetos

• Requisitos de software e de projetos

• Estimativas e métricas para os projetos de estrutura de dados

• Avaliação das estimativas de parâmetros para uma arquitetura de programas

• Estimativas de elaboração de algoritmos de processamento

• Métodos de engenharia de software

• Ferramentas de engenharia de software

Engenharia de software é uma área da computação voltada à especificação, desenvolvimento e manutenção de sistemas de software, com aplicação de tecnologias e práticas de gerência de projetos e outras disciplinas - se concentra nos aspectos práticos da produção de um sistema de software, visando organização, produtividade e qualidade.

Processos, métodos e ferramentas

Processo: Pode ser visto como o conjunto de atividades, métodos, práticas e transformações, um passo-a-passo, que guiam pessoas na produção de software. Um processo eficaz deve, claramente, considerar as relações entre as atividades, os artefatos produzidos no desenvolvimento, as ferramentas e os procedimentos necessários e a habilidade, o treinamento e a motivação do pessoal envolvido.

O objetivo é favorecer a produção de sistemas de alta qualidade, atingindo as necessidades dos usuários finais, dentro de um cronograma e um orçamento previsível.

Para se desenvolver processos ou um software como um todo, é necessário definir formas de desenvolvimento que permitirão que esses processos sejam concluídos. Essas formas são os métodos. Ou seja, métodos são as várias formas que existem para se desenvolver um processo.

Modelos de processo de software

Pode ser visto como uma representação, ou abstração dos objetos e atividades envolvidas no processo de software. Além disso, oferece uma forma mais abrangente e fácil de representar o gerenciamento de processo de software e consequentemente o progresso do projeto.

Alguns Exemplos: Modelos ciclo de vida, Sequencial ou Cascata, Desenvolvimento iterativo e incremental, Evolucional ou Prototipação, V-Model, Espiral,Componentizado, Formal, Ágil, RAD e Quarta geração.

Modelos de maturidade

São um metamodelo de processo. Objetivo: avaliar a qualidade dos processos de software aplicados em uma organização. O mais conhecido é o Capability Maturity Model Integration (CMMi), do Software Engineering Institute - SEI.

O CMMI pode ser organizado através de duas formas: Contínua e estagiada. Pelo modelo estagiado, mais tradicional e mantendo compatibilidade com o CMM, uma organização pode ter sua maturidade medida em 5 níveis:

• Nível 1 - Inicial (Ad hoc): Ambiente instável. O sucesso depende da competência de funcionários e não no uso de processos estruturados;

• Nível 2 - Gerenciado: Capacidade de repetir sucessos anteriores pelo acompanhamento de custos, cronogramas e funcionalidades;

• Nível 3 - Definido: O processo de desenvolvimento de software é bem definido, documentado e padronizado a nível organizacional;

• Nível 4 - Gerenciado quantitativamente: Realiza uma gerência quantitativa do processo de software e do produto por meio de métricas adequadas;

• Nível 5 - Em otimização: Usa a informação quantitativa para melhorar continuamente e gerenciar o processo de desenvolvimento. Até março/2012, no Brasil, há somente 13 empresas neste nível.3

O (MPS.BR), ou Melhoria de Processos do Software Brasileiro, é simultaneamente um movimento para a melhoria e um modelo de qualidade de processo voltada para a realidade do mercado de pequenas e médias empresas de desenvolvimento de software no Brasil. O MPS.BR contempla 7 níveis de maturidade, de A a G, sendo a primeira o mais maduro. Até agosto/2012, no Brasil, há somente 2 empresas neste nível.4

Por fim, as ferramentas são tudo o que será utilizado pelos métodos no desenvolvimento de um processo e na construção do software.

Ferramentas

CASE. Essa classificação abrange toda ferramenta baseada em computadores que auxiliam atividades de engenharia de software, desde a análise de requisitos e modelagem até programação e testes.

Os ambientes de desenvolvimento integrado (IDEs) têm maior destaque e suportam, entre outras coisas: Editor, Compilador, Debug, Geração de código, Modelagem, Deploy, Testes não automatizados, Testes automatizados, Refatoração (Refactoring), Gestão de Riscos nos projectos de Software e Uso da Prototipagem na Eng. de Requisitos.

Planejamento de projetos:

Modelo de Planejamento de Projeto Orientado pelo Escopo. Chamamos de Planejamento de Projeto o documento que apresenta, de forma compra e organizada, toda a concepção, fundamentação, planejamento e meios de acompanhamento e avaliação do projeto, sendo a referência básica para sua execução. Apresentamos, em linhas gerais, um modelo de elaboração do Planejamento de Projeto que tem como referência o Escopo do Projeto.

Estimativas de projetos

Requisitos de software e de projetos

Estimativas e métricas para os projetos de estrutura de dados.

As medidas são uma forma clara de avaliação da produtividade no desenvolvimento de software. Sem informações quantitativas a respeito do processo de desenvolvimento de softwares por parte de uma empresa ou equipe de desenvolvedores de produto,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.7 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com