TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Knesianismo

Resenha: Knesianismo. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/12/2014  •  Resenha  •  533 Palavras (3 Páginas)  •  281 Visualizações

Página 1 de 3

uerra caracterizou-se pela ascensão de duas superpotências mundiais, pelo declínio da Europa e pela descolonização da Ásia e da África. Dessa forma, o mundo se viu dividido num sistema político ideológico bipolarizado, onde a ameaça de uma 3ª grande guerra foi constante.

A Guerra Fria, disputa entre os Estados Unidos da América e a União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS) pela expansão das suas áreas de influencia mundial, direcionou todo o contexto das relações internacionais no período que vai desde os primeiros anos após o término da 2ª Guerra mundial até a última década do século passado. Episódios como: a Guerra da Coréia (1950-1953), a Revolução Cubana (1956-1959), a Guerra do Vietnã (1959-1975), o Muro de Berlim (1961) e a Guerra do Afeganistão (1979) foram apenas alguns pontos da Guerra fria. A Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN), organização militar formada em 1949 por países capitalistas criada no início da guerra fria para combater os países comunistas numa possível guerra, e o Pacto de Varsóvia (1955), organização militar composta pelos países do bloco comunista, constituiu também como elementos desse contexto alimentado pela corrida armamentista nuclear e pela corrida espacial.

Em 1945, o Acordo de Potsdan dividiu a Alemanha em quatro áreas controladas pelas principais potências aliadas vencedores da 2ª Guerra Mundial: Zona Britânica, Zona Francesa Zona Americana e Zona Soviética. A cidade de Berlim também foi dividida da mesma forma, porém esta encontrava-se situada em território da República Democrática Alemã, sob influência socialista. Em 1948 foi estipulado pela URSS um bloqueio rodoviário e ferroviário as áreas administradas pelos países capitalistas na cidade de Berlim, esse evento conhecido como a “Crise de Berlim” desencadeou um momento de tensão entre EUA e URSS.

Após a ocupação e a dominação soviética na área da Alemanha Oriental, iniciou-se um movimento migratório crescente dos cidadãos alemães do lado comunista para o lado capitalista, esse movimento migratório foi mais visível especialmente na cidade de Berlim. Entre 1945 e 1961, foram registradas aproximadamente 2 mil fugas diárias entre as partes Oriental e Ocidental da Cidade. Por isso na madrugada de 13 de agosto de 1961 tropas fecharam as vias de trânsito a Berlim Ocidental e imediatamente iniciaram a construção do muro de Berlim, que com 155 Km de extensão, isolou a parte ocidental da cidade.

O muro de Berlim foi durante a sua existência um símbolo por excelência de todo o contexto mundial vivido na Guerra Fria, simbolizou o antagonismo político ideológico entre EUA e URSS que direcionou um mundo bipolarizado.

Estados Unidos e União Soviética iniciaram um processo de extensão de suas áreas de influências pelo planeta acompanhado de uma corrida armamentista nuclear e de uma corrida tecnológica espacial. Havia também uma preocupação constante em mostrar um modo de vida superior de cada lado e por isso houve uma intensa propaganda de ambas as partes que envolveram até mesmo as competições olímpicas.

Nos anos subseqüentes a construção do muro de Berlim, o que se pode perceber é que a guerra fria ultrapassou os limites da Europa, ganhou outros continentes na forma de conflitos armados, revoltas internas e golpes de estado.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com