TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

LETRAS DIVERSAS

Ensaios: LETRAS DIVERSAS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/3/2015  •  711 Palavras (3 Páginas)  •  266 Visualizações

Página 1 de 3

Maiores palavras da língua portuguesa

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

A maior palavra da língua portuguesa, registrada num dicionário, é pneumoultramicrolascouscopicossilicovulcanoconiótico, com 46 letras, uma palavra fictícia que se obtém através da junção de uma amalgama de síndromes, sendo uma palavra composta que duplica outra já existente. É de salientar e referir, que não é muito comum um dicionário efectuar registos deste tipo de palavras, pois se consultarmos livros técnicos, ou procurarmos outros tipos de palavras fictícias, constatamos que existem muitas outras palavras maiores do que esta na nossa língua que não se encontram dicionarizadas, já para não referir que se podem criar imensas palavras compostas, muito maiores do que esta, seguindo as regras gramaticais do português.

A palavra ganhou registo oficial pela primeira vez em 2001, no Dicionário Houaiss da Língua Portuguesa e aparece descrita como uma doença pulmonar causada pela inspiração de cinzas vulcânicas,1 é de referir que esta palavra foi inventada por Everett M. Smith, presidente da National Puzzlers' League, para ser a mais longa palavra de língua inglesa e que apesar de ter sido transposta para a nossa língua o nome cientifico da doença a que a mesma se refere é a silicose, o que implica que na nossa língua esta palavra seja considerada uma palavra fictícia.

A palavra de 29 letras anticonstitucionalissimamente é considerada a maior palavra portuguesa não técnica, e descreve algo que é efetuado de maneira muito anticonstitucional, ou seja, que é oposto à constituição.2

Índice [esconder]

1 Maiores palavras não técnicas

2 Termos técnicos

3 Nomes próprios

4 Palavras fictícias

5 Referências

6 Ver também

Maiores palavras não técnicas[editar | editar código-fonte]

As maiores palavras não técnicas registadas em dicionários são:

(46 letras) Pneumoultramicroscopicossilicovulcanoconiose

(29 letras) Anticonstitucionalissimamente,2 3 , é a maior palavra da língua portuguesa. É um advérbio e descreve algo que é efectuado de maneira muito anticonstitucional, ou seja, que é oposto à constituição.

(28 letras) Oftalmotorrinolaringologista,4 5 , é o especialista em doenças dos olhos, ouvidos, nariz e garganta, no entanto é uma palavra considerada obsoleta. É mais comum a palavra otorrinolaringologista (veja abaixo).

(27 letras) Inconstitucionalissimamente, é o advérbio de inconstitucional e designa o mais alto grau de inconstitucionalidade. É tida geralmente como a mais longa palavra de língua portuguesa pelo Guinness Book of Records.6

(22 letras) Otorrinolaringologista,7 , é o médico que se ocupa dos ouvidos, garganta e nariz

.(22 letras) Inconstitucionalíssimo (masculino) e Inconstitucionalíssima (feminino), adjectivo, singular, derivação de inconstitucional.

Termos técnicos[editar | editar código-fonte]

Termos técnicos científicos podem ter centenas de milhares de caracteres de comprimento. Nesse contexto, a maior palavra do mundo, e também da nossa língua, seria o nome químico para a proteína conhecida como Titina,8 que contém 189.819 letras. Este nome genérico teria de conter os nomes de todos aminoácidos que compõem a proteína (na sequência certa), começando por “metionil…” e terminado com “…isoleucina”. A leitura deste demoraria várias horas. A questão quanto tais nomes genéricos serem considerados palavras regulares ou não ainda é controversa.

Nomes

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com