TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Laragoncalves

Trabalho Universitário: Laragoncalves. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/10/2013  •  458 Palavras (2 Páginas)  •  829 Visualizações

Página 1 de 2

Passo 3 (Individual)

Realizar a leitura do trecho a seguir:

Ninguém ousa duvidar que o ensino da língua escrita e da linguagem oral são imprescindíveis para formar leitores e produtores de textos. (BRASIL, SEF, 1998, p. 57)

Passo 4 (Equipe)

Pesquisar e selecionar duas atividades que envolvam a competência dos alunos, na linguagem oral e na língua escrita, utilizando tipos de atividades como: escutar – ler - escrever – recitar – ditar – copiar. Estas atividades, devidamente referenciadas, quinto relatório parcial, em até duas páginas.

Sugestão

A equipe poderá acrescentar ao quinto relatório parcial, duas propostas de atividades de alfabetização que utilizem a silabação (textos cartilhescos) e duas atividades que utilizem textos reais, significativos do cotidiano infantil(músicas, parlendas, poesia, contos).

ETAPA 3

Esta atividade é importante para que você compreenda a relevância da leitura para o processo de alfabetização e letramento, bem como tenha percepção sobre a relação entre a qualidade do texto e a atenção das crianças durante a sua leitura.

Para realizá-la, devem ser seguidos os passos descritos.

A equipe deverá elaborar uma coletânea de textos e propostas de atividades referentes às práticas que envolvem a temática de Letramento, tendo, como público-alvo, alunos em processo de alfabetização inicial.

Nessa coletânea, as atividades propostas devem conter dados sobre o desenvolvimento das habilidades de leitura. Orienta-se que, para cada proposta (em todos os passos desta ATPS), sejam indicados: consigna (o que o aluno deverá realizar), objetivo, procedimentos didáticos e matérias/recursos utilizados e faixa etária a que se destina.

Este desafio é importante para que os alunos — futuros professores — possam utilizar os conteúdos ministrados na disciplina Letramento, tornando-se aptos a executá-los quando solicitados na atuação docente, ao mesmo tempo que se conscientizam da importância da leitura no processo de produção de texto, sobre a função das propostas didáticas para a produção de texto com apoio e revisão.

Objetivo do Desafio

Produção de Relatório Final contendo uma coletânea de textos e propostas de atividades referentes às práticas que envolvem a temática Letramento, tendo como público-alvo alunos em processo de alfabetização.

ETAPA 1

Esta atividade é importante para que você compreenda os pressupostos que envolvem os conceitos de letramento e alfabetização.

Para realizá-la, devem ser seguidos os passos descritos.

PASSOS

Passo 1 (Individual)

1 Relembrar como foi seu processo de alfabetização, de acordo com os aspectos a seguir relacionados:

 Se foi alfabetizado na 1ª série com cartilha.

 Se foi alfabetizado antes de entrar na escola.

 Alfabetizou-se na Educação Infantil, ou antes dos 5

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com