TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Letras No Nosso Dia A Dia !

Trabalho Universitário: Letras No Nosso Dia A Dia !. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/9/2013  •  348 Palavras (2 Páginas)  •  516 Visualizações

Página 1 de 2

Letras é uma designação genérica que abrange as áreas científicas da Linguística (incluindo o ensino de línguas), dos Estudos literários, dos Estudos culturais, da História e da Filosofia. Estas áreas são normalmente investigadas e ensinadas nas faculdades de Letras e nos cursos superiores de Letras.

Em Portugal, as faculdades de Letras incluem ainda a Geografia e incluíram, até finais dos anos 80, a Psicologia e as Ciências da Educação.

O primeiro curso de Letras no Brasil foi oferecido em 1933, na então Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras Sedes Sapientiae, que em 1946 se tornaria a Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP).

O curso de Letras forma profissionais com domínio do uso das línguas que são objeto de seus estudos, por exemplo: língua portuguesa, língua inglesa, língua espanhola,língua francesa,língua alemã em relação a sua estrutura, funcionamento, literatura e manifestações culturais. O licenciado em Letras, além de ter consciência das variedades linguísticas e culturais, deve ser capaz de refletir teoricamente sobre a linguagem, de fazer uso de novas tecnologias e de compreender sua formação profissional como processo contínuo, autônomo e permanente, no qual a pesquisa e a extensão, além do ensino, devem estar articulados.

O curso de Letras é oferecido em duas modalidades: licenciatura e bacharelado. O licenciado em Letras estuda disciplinas de áreas pedagógicas e realiza estágio de docência. A finalidade do curso de licenciatura em Letras é formar pessoal habilitado a lecionar língua e literatura em todos os níveis de ensino. O bacharel em Letras, por sua vez, não recebe essa formação pedagógica e tem em sua grade curricular disciplinas do núcleo duro (linguística e literatura) com mais profundidade. A intenção do bacharelado em Letras é formar pessoal habilitado para trabalhar com tradução, redação de textos, revisão de textos, edição de textos, crítica literária e secretariado executivo.

O curso de licenciatura em Letras oferece possibilidade de graduação em diversas línguas como português, inglês ou espanhol. Em universidades maiores, há inclusive habilitações em línguas orientais como japonês e mandarim, e línguas clássicas como grego, aramaico e latim. O curso dispõe de disciplinas que giram ao redor das áreas de linguística e literatura.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com