TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Lingua Espanhola Na Venezuela

Trabalho Escolar: Lingua Espanhola Na Venezuela. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/11/2013  •  743 Palavras (3 Páginas)  •  626 Visualizações

Página 1 de 3

Educação na Venezuela

A educação na Venezuela é gratuita,

apesar das várias críticas contra este sistema. É obrigatória da educação primária até a educação secundária, que normalmente é dos 6 aos 15 anos.A educação é regulamentada pela Lei Orgânica de Educação aprovada em 21 de agosto de 2001. O Estado têm a faculdade de criar os serviços pertinentes para facilitar e manter o acesso a todo tipo de educação. O Ministério da Educação é o responsável pela educação, e se esforça para adaptar o curriculum para a demanda da crescente tecnologia da sociedade, expandindo a educação obrigatória e melhorando as qualificações dos professores.

Os estudantes das escolas públicas normalmente vão para aulas em turnos. Alguns vão para a escola do início da manhã até 13h30, e outros começam as aulas no início da tarde indo até as 18h. Os anos escolares começam em setembro indo até junho/julho. Todos os estudantes usam uniformes.

A Venezuela possui mais de 90 instituições de educação superior, com mais de 6 milhões de estudantes. A educação superior continua gratuita na constituição de 1999 e recebe 35% dos recursos para educação, mesmo que este nível só receba 11% da população estudantil. Mais de 70% dos estudantes em nível superior vêm das famílias 20% mais ricas. Para resolver este problema, o governo estabeleceu o sistema de universidades bolivarianas em 2003, que visa democratizar o acesso à educação superior.

A evolução da alfabetização tem sido crescente e especialmente acelerada durante o perído 1950-2005. O padrão da educação naVenezuela está entre os mais altos da América do Sul, com um índice de alfabetização em 2005 de 93,4% (idade de 15 anos ou mais). Este índice foi estimado em 2003 em 93,8% para homens e 93,1% para mulheres. Neste ano a Venezuela foi declarada pela Unescocomo Território livre de analfabetismo.[1] Este anúncio, segundo jornais opositores ao governo, se contradizia com as estatísticas oficiais e projeções sobre o tema.[2]

A população estudantil e os recursos do governo investidos na educação cresceram, e mesmo a educação sendo obrigatória muitas crianças não vão para a escola por causa da pobreza pois precisam trabalhar para ajudar nas despesas da família. É estimado que 20% da população não tenha recebido uma educação formal.

Segundo dados oficiais, para o período acadêmico 2005-2006 se inscreveram um total de 1.010.946 crianças para a educação infantil. A educação primária contabilizou 4.885.779 inscritos no mesmo período, e a secundária 671.140 alunos. O país conta com 25.835 unidades educativas para estes três níveis.

CARACAS - O presidente da Venezuela, Hugo Chávez, abriu nesta segunda-feira o ano letivo 2007-2008 com uma ameaça de fechar ou nacionalizar qualquer escola privada que se negue a ensinar as linhas de seu governo socialista. Segundo ele, pais e professores devem "acabar com o modelo consumista", para que possam tornar a Venezuela uma potência mundial. A oposição diz que a reforma educacional preparada pelo governo tenta incutir uma formação ideológica socialista nas crianças.

Chávez reiterou que as escolas particulares devem

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com