TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Lknjoioji

Trabalho Escolar: Lknjoioji. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/3/2015  •  879 Palavras (4 Páginas)  •  253 Visualizações

Página 1 de 4

Definem-se fundamentos como sendo as partes que, quando somadas compõem o jogo como um todo. Os fundamentos técnicos do jogo são: o saque, a recepção, o levantamento, o ataque, o bloqueio e a defesa.

De acordo com a sua dependência ou não do adversário, podem ser classificados como princípios ofensivos, que são os que podem resultar em ponto (saque, levantamento, ataque).

Além dos fundamentos, nós temos os chamados elementos, que são recursos técnicos utilizados para a execução dos fundamentos. Nesta categoria temos as posturas básicas ou posições de expectativa, deslocamentos, toque e manchete, além de outros menos utilizados.

Os fundamentos e elementos caracterizam o voleibol. Quanto melhor for a técnica de execução de ambos, maior será o nível de proficiência na modalidade do praticante.

Desenvolvimento

Voleibol

No jogo de voleibol, assim como em outros esportes, existe a tática, que é a maneira como a equipe dispõe seus jogadores e a forma como eles vão jogar. Para o melhor entendimento técnico e tático das definições sobre os sistemas de jogo adotados no voleibol, é necessário, em primeiro lugar, ter sempre presente as posições que os atletas ocupam na quadra, de acordo com a definição da regra.

Durante a partida, após a equipe se defender de um saque ou de um ataque adversário, o segundo jogador a tocar a bola geralmente executa o toque de levantamento, que é uma preparação para o ataque. Os jogadores que, dentro de uma equipe, melhor executam o toque de levantamento são chamados levantadores. O jogador que tem a função de cortar é chamado cortador/atacante.

Posições:

Antes de uma explicação a cerca de cada sistema, é necessário explicar primeiro as posições do voleibol:

• A posição nº 1 chama-se defesa direita, e é a posição do saque.

• A posição nº 2 chama-se saída de rede.

• A posição nº 3 chama-se meio de rede.

Posições da quadra e rotação.

• A posição nº 4 chama-se entrada de rede.

• A posição nº 5 chama-se defesa esquerda.

• A posição nº 6 chama-se defesa central.

• As posições 4, 3 e 2 são de ataque, portanto, somente os jogadores que as ocupam podem atacar e bloquear dentro da zona de ataque.

• As posições 1, 6 e 5 são de defesa, os jogadores que as ocupam não podem bloquear, e só podem atacar se estiverem posicionados atrás da linha de ataque, na zona de defesa.

Os jogadores da linha de ataque (posições 2, 3 e 4) podem participar normalmente das jogadas de rede (ataque e bloqueio). O jogador de defesa (posições 5, 6 e 1), caso apoie os pés na zona de ataque, não poderá efetuar ataques com a bola estando a uma altura superior à borda da rede. Para tanto, ele deverá saltar de trás - antes da linha, ainda na zona de defesa - da linha de ataque, sem pisar nesta. Ele também não poderá em qualquer circunstância realizar bloqueios.

Sistema de Posição e Rotação em quadra.

Sistemas:

Sistema tático básico 3x3: Um sistema tático básico do voleibol é o sistema 3x3, em que os cortadores e os levantadores dispõem-se intercaladamente na quadra.

Sistema 4x2

No sistema 4x2, são utilizados 2 levantadores e 4 cortadores. Neste

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com