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Madmasdoa

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Por:   •  4/11/2014  •  Resenha  •  669 Palavras (3 Páginas)  •  180 Visualizações

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Nascido em Nova Jérsei no ano de 1925, Joseph Sargent foi registrado como Giuseppe Danielle Sorgente, e adotou aquele nome para acompanhar sua carreira artística, na qual se destacou como diretor – embora as profissões de ator e de produtor também tenham feito parte de seu currículo. Atualmente, ele trabalha em Los Angeles, no American Institute Film. Entretanto, ele começou a fazer direção de filmes na década de 50, tendo feito seu primeiro longa-metragem em 1969, Colossus: The Forbin Project. Ganhou o prêmio Emmy por quatro vezes, além de em 2005 receber o Directors Guild of America Directoral Outstanding Achievement. Joseph Sargent é o diretor do filme “Quase deuses”, que é baseado em fatos reais e tem duração de 110 minutos, de forma a estar dividido em 16 capítulos. Quase Deuses: Uma visão social da ciência Quase Deuses narra a historia de Vivian Thomas um homem negro que enfrentou dificuldades durante toda a sua vida em decorrência da sua raça. Na crise de 1929 (EUA) Vivian perde seu emprego e todas as suas economias. Consegue emprego como zelador no laboratório do Dr. Alfred que logo percebe a capacidade autodidata que o pobre homem possui, juntos desempenham trabalhos de pesquisa com cirurgias cardíacas. No decorrer do filme é colocado implicitamente a polêmica Segregação Racial daquele país, o personagem não consegue cursar medicina como pretendia desde sempre e nem ter seus trabalhos na área reconhecidos. Só no final do longa-metragem ele consegue o titulo de Doutor. A trama se inicia em 1930, ano em que a crise se alavancava. Foi a maior crise da historia do capitalismo. Não há como comparar esta crise com as contemporâneas. Aconteceu 10 anos após a Primeira Guerra mundial e 10 anos antes da segunda. No contexto da primeira os Estados Unidos se mantiveram como uma potencia neutra... Ao fim da mesma a Europa era um continente acabado e os EUA se posicionaram como auxiliador, ou melhor, como explorador dos países em situação de emergência. A indústria americana funcionava desenfreadamente e sem que eles percebessem (em 1928) a indústria européia se reergueu e desfez os tratados de importação. Com isso as empresas se mantiveram com excesso de mercadoria o que representou a falência e o desemprego de muitos. Para o sistema capitalista isso significa CRISE. Ainda no contexto histórico do filme há ainda o momento a revolta do Dr. Alfred em relação à guerra, que o impossibilita de adquirir um respirador, ferramenta essencial no trabalho de pesquisa que ele desejava realizar. Mergulhando nos procedimentos dos métodos científicos, desde observações, afirmação de hipóteses e experimentações (como seqüência BASTOS e KELLER) o filme introduz no telespectador a tensão da pesquisa. Por meio de simulações Vivian faz cirurgias em cães com o objetivo de buscar soluções para problemas nos seres humanos. É posto em evidência, atrelado a isto, o conhecimento religioso, percebido em uma cena que mostra um casal indo pedir opinião ao padre a respeito da cirurgia que poderia ser realizada em sua filha, o padre afirma que o homem não pode operar milagres o que caracteriza um conhecimento dogmático, ou seja, religioso. No filme é evidenciada a capacidade social dos cientistas. O Dr. Alfred desenvolve pesquisas buscando a ampliação das formas de cura ou recuperação de seres humanos. Com um alto nível profissional ele se indigna ao perder um paciente

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