TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O ACOMPANHAMENTO PEGAGÓGICO DOMICILIAR

Por:   •  21/9/2020  •  Pesquisas Acadêmicas  •  5.717 Palavras (23 Páginas)  •  120 Visualizações

Página 1 de 23

ACOMPANHAMENTO PEGAGOGICO DOMICILIAR

ALVES, Tereza Cristina Cardoso¹

RESUMO

O objetivo deste artigo é apresentar as produções acadêmicas que discutem o Atendimento Pedagógico Domiciliar para crianças e adolescentes os quais apresentam doenças crônicas, ou que realizaram cirurgias ou que sofreram acidentes que os impossibilitaram de frequentar as escolas regulares. Essas crianças e adolescentes são atendidos individualmente em suas casas através do atendimento educacional domiciliar pelos professores e/ou pedagogos hospitalares, que ensinam a esses alunos, os conteúdos escolares que aprenderiam em suas receptivas instituições escolares. A metodologia deste trabalho foi a revisão de literatura e análise de trabalhos sobre atendimento domiciliar em saúde e atendimento pedagógico domiciliar. Analisamos essas produções acadêmicas e suas contribuições para o entendimento deste tipo de atendimento educacional. Também avaliamos as dificuldades e avanços deste trabalho mediante o ensino do pedagogo e/ou professores hospitalares. Deste modo, buscamos conhecer as características deste trabalho e os processos educacionais envolvidos. Nos resultados encontrados constatamos que a educação e a saúde caminham juntas e precisam buscar soluções qualitativas para crianças e adolescentes que não podem frequentar as escolas regulares.

Palavras-chave: Pedagogia Hospitalar; Atendimento Domiciliar; Escolarização.

ABSTRACT

The purpose of this article is to present scholarly productions who discuss the Pedagogical Care Home for children and adolescents which present chronic diseases, or who performed surgeries or who have suffered accidents that made it impossible to attend regular schools. These children and adolescents are served individually in their homes through the home education attendance by teachers and/or educators, that teach these students, the school would learn content in your receptive educational institutions. The methodology of this work was the review of the literature and analysis of work on home care home health and educational service.We analyze these academic productions and his contributions to the understanding of this type of educational service. Also evaluated the difficulties and advances of this work by the teaching of pedagogue and/or teachers. In this way, we seek to know the characteristics of this work and the educational processes involved. The results found that education and health go together and need to get qualitative solutions for children and teenagers who cannot attend regular schools.

Keywords: Hospital Pedagogy; Home Care; Schooling.

_______________________________________

1.Licenciatura Plena em Letras, pela Faculade JK-DF, Especialista em Psicopedagogia e Docência do Ensino Superior pela Instituição FAIARA-TO.

2.Contato:proftereza.cardoso@gmail.com


INTRODUÇÃO

  Iniciaremos neste trabalho focando na importância da Pedagogia como teoria da educação, ou seja, uma ciência que estuda a educação como uma prática multidiferencial. Não podemos discutir a Pedagogia individualmente, pois ela é considerada uma ciência parceira de outras ciências. Portanto, é desse modo que compreendemos os diversos campos da Pedagogia como Ciência da Educação.     Atualmente, a educação não está mais restrita somente às instituições escolares, pois é muito ampla. Sua prática não ocorre somente no ensino escolar e é muito mais que isso. A junção que existe entre teoria e prática tem sido trabalhada em outros ambientes, assim como o hospital.

  A Lei de Diretrizes e Bases da Educação nº 9.394 de 1996 (BRASIL, 1996) foi um passo importante para o reconhecimento dos direitos das crianças e dos adolescentes hospitalizados, pois propõe que todas as pessoas disponham dos meios necessários para evitar a suspensão do aprendizado. Um dos enfoques da Pedagogia Hospitalar é garantir a continuidade do ensino, mesmo em situações adversas.

  A Pedagogia Hospitalar pode ser considerada como um processo pedagógico de vasto ramo de atuação do pedagogo e de professores na sociedade atual, pois, é um novo campo de atuação onde o pedagogo e/ou professor desenvolve seu trabalho em ambiente hospitalar e, recentemente, também no ambiente domiciliar.  Dessa forma, ele possibilita para as crianças e adolescentes a continuidade de suas atividades educacionais, mesmo estando afastados da instituição escolar formalmente dita.

  Na educação nos hospitais os professores atuam de diferentes maneiras. Em alguns hospitais, os professores são contratados pela prefeitura e normalmente o ensino é coletivo, pois as salas são multisseriadas (um professor para vários alunos). Também existem Estados que contratam professores, assim como hospitais federais. No Paraná, já existe o programa SAREH - Serviço de Atendimento à Rede de Escolarização Hospitalar. Neste programa o atendimento é diferenciado e os professores são da Rede Estadual de ensino e atendem a várias áreas no hospital e também no atendimento pedagógico domiciliar.

  A partir do momento que a criança se afasta para qualquer tratamento de saúde, (por três dias ou mais), existe uma interrupção do seu processo de ensino e aprendizagem. A Pedagogia Hospitalar vem sendo utilizada para minimizar fatos como esse e também mostrar à criança e aos adolescentes que o hospital não é somente um espaço que provoca dor e sofrimento, mas pode ser um lugar de trocas de informações e saberes. O pedagogo e/ou professor que atua nessa área precisa possuir conhecimentos necessários e básicos para lidar com um aluno hospitalizado em idade escolar. Ele também precisa de meios para se adequar ao hospital e dar continuidade às tarefas escolares de seus alunos.

  Nesta pesquisa, portanto, serão abordados artigos que tratam desta nova forma de atendimento e o trabalho será focado no Atendimento Pedagógico Domiciliar e como este se manifesta no processo de escolarização das crianças e dos adolescentes. A metodologia deste trabalho constitui-se na revisão de literatura.

  Os objetivos gerais desta pesquisa foram: conhecer e identificar o trabalho pedagógico na instituição hospitalar. Objetivos estes que nos levaram aos objetivos específicos da mesma que são: conceituar a Pedagogia Hospitalar; descrever o perfil do profissional da área, bem como, o seu ambiente de trabalho e, por fim, apontar a importância da humanização na escolarização hospitalar.
Objetivamos também identificar os maiores problemas enfrentados por essas crianças, juntamente com o nosso crescimento pessoal e profissional. É de suma importância consignar que o maior enfoque deste trabalho é o seu caráter humanitário: pessoas ajudando pessoas. Quanto à metodologia, o presente trabalho constará documentos bibliográficos na área de pedagogia hospitalar. 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (37.6 Kb)   pdf (185 Kb)   docx (25.4 Kb)  
Continuar por mais 22 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com