TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O CONTEXTO CULTURAL DA SEGUNDA METADE DO SÉCULO XIX

Por:   •  11/4/2016  •  Trabalho acadêmico  •  285 Palavras (2 Páginas)  •  329 Visualizações

Página 1 de 2

[pic 1]

UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ

INSTITUTO UFC VIRTUAL

CURSO DE LETRAS - LÍNGUA PORTUGUESA

LITERATURA BRASILEIRA II

PROFESSORA: ARLENE FERNANDES VASCONCELOS

 

O CONTEXTO CULTURAL DA SEGUNDA METADE DO SÉCULO XIX

MARCÉLIA ADNA PINHEIRO CASTRO

        

ITAPIPOCA – CE

2016

ATIVIDADE DE PORTFÓLIO

Comentar os capítulos VI e XVIII de Quincas Borba, relacionando-os ao pensamento do período realista.

O realismo dessa obra é bem perceptível devido a objetividade presente em toda ela. O pessimismo nas relações sociais também é outra característica marcante. A análise pscológica dos personagens é mais uma característica dessa obra do período realista.

Esse capítulo destaca aspectos da psicologia humana, através da explanação de um caso específico, quando Quincas Borba narra a morte de sua avó. Como mostra a passagem a seguir:

[...] — Foi no Rio de Janeiro, começou ele, defronte da Capela Imperial, que era então Real, em dia de grande festa; minha avó saiu, atravessou o adro, para ir ter à cadeirinha, que a esperava no Largo do Paço. Gente como formiga. O povo queria ver entrar as grandes senhoras nas suas ricas traquitanas. No momento em minha avó saía do adro para ir à cadeirinha, um pouco distante, aconteceu espantar-se uma das bestas de uma sege; a besta disparou, a outra imitou-a, confusão, tumulto, minha avó caiu, e tanto as mulas como a sege passaram-lhe por cima. Foi levada em braços para uma botica da Rua Direita, veio um sangrador, mas era tarde; tinha a cabeça rachada, uma perna e o ombro partidos, era toda sangue; expirou minutos depois.

Ao vencido, ódio ou compaixão; ao vencedor, as batatas.Essa parte do texto demonstra uma visão realista de que o homem quer apenas o que traz vantagens para ele, e isso constitui uma característica sua.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.9 Kb)   pdf (86.5 Kb)   docx (259.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com