TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Cortiço

Por:   •  6/10/2019  •  Projeto de pesquisa  •  450 Palavras (2 Páginas)  •  103 Visualizações

Página 1 de 2

Nome: Davi Vilela Starberg     N°:06     Série:  2°ETIM      

O Cortiço

Piedade: Submissa, honesta e trabalhadora. Era esposa de Jerônimo, e, assim como Bertoleza, se assemelha nos aspectos psicológicos. Ela mantém seu saudosismo com relação ao país e seus hábitos europeus, mas, ao assistir as mudanças de comportamento de seu marido, sucumbe ao alcoolismo.

Pombinha: Moça que discreta e educada que termina entregue à prostituição. Amiga, inteligente e pura. Representa o extremo oposto de Rita Baiana, com sua beleza imaculada.

Firmo: Gastador, vadio, galanteador, charlatão e presunçoso. Amigo de Rita Baiana, é descrito como “um mulato pachola. É assassinado por Jerônimo.

Jerônimo: Nostálgico, forte, trabalhador, dedicado e honesto. É casado com Piedade, mas acaba se envolvendo com Rita Baiana. Ele é um exemplo claro do determinismo nas personagens, já que o ambiente o influenciou a abandonar seus princípios e a matar até mesmo um homem em nome do seu amor pela amante.

Miranda: Invejoso, ganancioso, rico, esperto, oportunista, não era feliz no casamento, entretanto, continuou casado pois dependia do dote de sua esposa, D. Estela. Português, morador do sobrado ao lado do cortiço.

Correntes Científicas/Filosóficas

Determinismo (Hippolyte Taine): Defendia que o comportamento humano é determinado em três fatores: O meio, a raça e o momento histórico. Os deterministas acreditavam que os acontecimentos ocorrem de uma maneira já fixada, de acordo leis da Natureza.

Positivismo (Auguste Comte): Segundo o positivismo, as superstições, religiões e demais ensinos teológicos devem ser ignorados, pois não colaboram para o desenvolvimento da humanidade. De acordo com os princípios de Comte, as primeiras ideias do que viria a ser o Positivismo surgiram como uma ramificação do Iluminismo.

Evolucionismo (Charles Darwin): É uma teoria que defende o processo de evolução das espécies de seres vivos, através de modificações lentas e progressivas consoantes ao ambiente em que habitam.

Socialismo (Karl Marx e Friedrich Engels): Socialismo é uma doutrina política e econômica que surgiu no final do século XVIII e se caracteriza pela ideia de transformação da sociedade através da distribuição equilibrada de riquezas e propriedades, diminuindo a distância entre ricos e pobres. Com luta de classes e revolução do proletariado, pois no sistema socialista não deveria haver classes sociais nem propriedade privada. É oposto ao capitalismo

Negação do Cristianismo (Ernest Renan): Renan era empirista, racional científico e acreditava que tudo que se quer encarar como verdadeiro deve antes passar pelos testes da ciência. Sua concepção a respeito de Cristo, era de um homem sincero e sábio, simplesmente humano, desconsiderado como o filho de Deus, messias dotado de traços transcendentais, destituído de todas as atribuições que a doutrina lhe oferecia, e inserido em um mundo que aceitava milagres e sinais como elementos normais do cotidiano humano.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)   pdf (138.7 Kb)   docx (49.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com