TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Indivíduo E Sua Sociedade

Artigos Científicos: O Indivíduo E Sua Sociedade. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/5/2013  •  642 Palavras (3 Páginas)  •  752 Visualizações

Página 1 de 3

MENDRAS, Henri. O que é sociologia. 1. ed. São Paulo: Mande, 2003.

O INDIVÍDUO E SUA SOCIEDADE

O texto de Henri Mendras, trata-se da obra “O que é Sociologia” traz importantes teorias sobre a formação da personalidade e do comportamento das pessoas em sociedade, assim, o autor, logo ao iniciar a obra afirma que o sociólogo busca estudar o que é social nos indivíduos e em que medida há entre os membros de um mesmo grupo, restrito ou extenso, traços muito comuns de personalidade que eles são transmitidos por sua sociedade.

O autor, afirma ainda que no passado, alguns bons observadores se pularam si nessa perspectiva, porém não dispunha dos recursos atuais de pesquisas e faziam observações baseadas no senso comum, por oposição ao que nós nos gabamos hoje ser observação científica.

A personalidade dos indivíduos, portanto, sob certos aspectos, produto de uma civilização e das instituições de uma sociedade, e desenvolvem se segundo um certo modelo fixado pelo meio social. Uma inversão de perspectiva permite dizer que nenhuma sociedade pode existir sem os indivíduos que a fase, e que ela se perpetua retransmite sua civilização através de que tem: é por ser vivida por um certo número de indivíduos que uma sociedade existe.

A civilização não existe fora dos indivíduos que a encarna um mês, por outro lado, os indivíduos não poderiam existir sem uma civilização na qual vivam que se formem.

Os psicólogos, debruçaram-se sobre o problema da formação da personalidade dos indivíduos. A psicanálise levanta discussões calorosas, mas, reduzida a esse ponto fundamental, ninguém mais pode questionava. As primeiras experiências do recém-nascido são muito importantes, ora, o sociólogo constata que a educação do bebê está estritamente codificada no interior de um grupo social ou de uma civilização determinada.

Assim, compreende-se que o sistema educativo desempenha um papel capital na transmissão dos modelos de personalidade e, portanto, na perpetuação da civilização. É preciso estudar a família e a escola, mas também as técnicas educativas, desde o modo como se alimentam os recém-nascidos até como se aplicam castigos e se confere o recompensas as crianças, bem como, por fim, os modelos de homem e de mulher que se impõe a essas crianças, o tipo ideal.

Segundo a teoria do aprendizado, ao se repetir certo número de estímulos em um animal ou um ser humano, imprime sem nele um determinado número de reações que se tornam mais ou menos automáticas.

Faz-se necessário portanto, examinar todos os estágios do desenvolvimento da criança para analisar as situações mais características da relação educativo entrada idade.

Enfim, conforme o autor, estudar a civilização de uma sociedade, de um grupo social particular, e disso construir um esquema, um tipo ideal é tarefa bastante complicada.

Segundo ele, há três tipos principais de personalidades que correspondem a três tipos principais de sociedade. Há indivíduos que são comandados, em sua ação cotidiana, pela tradição: é chamado tradicional em turno ele vai tentar se conformar a tradição, comportar-se como se costuma fazer.

De modo que se contrário, a sociedade muda muito rapidamente, chega-se ao homem autônomo, isto é, aquele que é comandado

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com