TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ORIGEM DA INVESTIGAÇÃO LINGUÍSTICA E ESTRUTURALISMO

Seminário: ORIGEM DA INVESTIGAÇÃO LINGUÍSTICA E ESTRUTURALISMO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/3/2014  •  Seminário  •  644 Palavras (3 Páginas)  •  310 Visualizações

Página 1 de 3

A ORIGEM DOS ESTUDOS LINGUÍSTICOS E DO ESTRUTURALISMO

Quando as teorias de Ferdinand Saussure, considerado o pai do Estruturalismo, foram apresentadas após a sua morte, através do livro Curso de Linguística Geral, não havia Linguística, mas sim estudos sobre a linguagem.

Saussure começou a se dedicar ao desenvolvimento dos estudos lingüísticos objetivando fazer com que a Linguística passasse a ser reconhecida como uma ciência. Para isso, ele teria que apresentar seu objeto e método de estudo.

Saussure desenvolveu suas teorias baseadas em quatro dicotomias que veremos a seguir.

1) Língua x Fala

Segundo Saussure, a fala possui muitas características contrárias à língua e, por isso, as duas não podem ser estudadas pelo mesmo ponto de vista. Esse foi o fator que determinou o objeto de estudo da Linguística.

2) Sincronia e Diacronia

A sincronia, segundo Saussure, é o estudo da língua num determinado período de tempo, enquanto a diacronia estuda as mudanças que a língua sofreu através do tempo.

3) Significante e Significado

Saussure apresentou a dicotomia dos signos, onde há a união do significante com o significado, onde o significante é a parte física da palavra, ou seja, a imagem, e o significado é o som do conjunto de letras que a representa.

4) Sintagma e Paradigma

Segundo Oliveira, Saussure define como paradigma o conjunto de elementos similares que se associam na memória e, assim, formam conjuntos. O encadeamento desses elementos chama-se sintagma. O sintagma, definido por Saussure como a combinação de formas mínimas numa unidade lingüística superior e surge a partir da linearidade do signo, ou seja, ele exclui a possibilidade de pronunciar dois elementos ao mesmo tempo, pois um termo só passa a ter valor a partir do momento em que ele se contrasta com outro elemento. Já o paradigma é, como o próprio autor define, um "banco de reservas" da língua fazendo com que suas unidades se oponham, pois uma exclui a outra.

Ducrot (1968) analisou as teorias de Saussure e evidenciou alguns aspectos negativos do estruturalismo. Porém, os aspectos positivos foram consideráveis e decisivos para um desenvolvimento significativo das pesquisas da lingüística atual.

Louis Hjelmslev contribui muito para o Estruturalismo, fundando o Círculo Linguístico de Copenhague, um grupo muito influenciado pelo Estruturalismo.

Hjelmslev e Saussure acreditavam que a função da escrita era registrar os sons mentais de quem estava falando, o que teria que ser expressado através da lingüística.

Na concepção de Hjelmslev, a linguagem não pode ser separada de quem está falando e o acompanha em suas atitudes.

Roman Jackobson também foi um personagem importante do Estruturalismo e participou da criação do Círculo Linguístico de Praga, na Checoslováquia. Depois, participou do Círculo Linguistico de Hjelmslev, vindo a se estabelecer mais tarde nos Estados Unidos.

Em seus estudos, Jackobson veio a desenvolver a função poética da lingüística e aprofundou suas pesquisas nessa área. Dedicou sua vida

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com