TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Pau Brasil

Casos: Pau Brasil. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/3/2015  •  649 Palavras (3 Páginas)  •  623 Visualizações

Página 1 de 3

O Movimento Pau-Brasil foi um movimento artístico lançado no Brasil em 1924 por Oswald de Andrade e Tarsila do Amaral que apresentava uma posição primitivista, buscando uma poesia ingênua, de redescoberta do mundo e do Brasil e que foi inspirada nos movimentos de vanguarda europeus, devido às viagens que Oswald fazia à Europa. Como se pode observar nos postulados básicos do manifesto, as preocupações principais do movimento eram: expor ao ridículo as posturas solenes, as formas gastas, a escrita empolada, a sujeição aos modelos europeus (explorar assuntos nacionais), abolir a barreira tradicional entre a poesia e prosa, valorizar a invenção e a surpresa.

Esse movimento foi levado ao público com a publicação do livro Pau-brasil escrito por Oswald de Andrade e ilustrado por Tarsila do Amaral (os dois eram casados) e com o Manifesto da Poesia Pau-Brasil.

O movimento exaltava a inovação na poesia, o primitivismo e a era presente, ao mesmo tempo em que repudiava a linguagem retórica na poesia. Convivem dialeticamente o primitivo e o moderno, o nacional e o cosmopolita, sendo ideologicamente a raiz do Movimento Antropofágico.

Estilisticamente, é principalmente representado por Poesia Pau-Brasil de Oswald e pela poesia do francês Blaise Cendrars, ambos com inspiração na estética cubista do texto "A anti-tradição futurista" de Guillaume Apollinaire

A poesia existe nos fatos. Os casebres de açafrão e de ocre nos verdes da Favela, sob o azul cabralino, são fatos estéticos. [...]

Contra o gabinetismo, a prática culta da vida. [...]

A língua sem arcaísmo, sem erudição. Natural e neológica. A contribuição milionária de todos os erros. Como falamos. Como somos. (Andrade, Oswald de.Obras Completas. Rio de Janeiro, Civilização Brasileira/MEC. 1972. v.6 p. 5)

José Oswald de Souza Andrade (1890-1954)

Poesia: Pau-Brasil (1925), Primeiro Caderno de Poesia do Aluno Oswald de Andrade (1927), Poesias Reunidas (1945).

Romance: Os Condenados (1922), Memórias Sentimentais de João Miramar (1924), Estrela de Absinto (1927), Serafim Ponte Grande (1933), A Escada Vermelha (1934), Marco Zero I – A Revolução Melancólica (1943), Marco Zero II – Chão (1946).

Teatro: O Homem e o Cavalo (1934), O Rei da Vela (1937).

Ensaio: Ponta de Lança (1945), A Crise da Filosofia Messiânica (1950).

Memórias: Um Homem sem Profissão (1954)

A PRODUÇÃO LITERÁRIA DA PRIMEIRA GERAÇÃO MODERNISTA

• Principal características formal: destruição de todo academicismo (o nacional e o importado) - a métrica, a rima. a linguagem de dicionário, a lineriadade do discurso, o sentimentalismo romântico, o racionalismo realista-naturalista.

• Principal característica quanto ao conteúdo: nacionalismo ufanista (Verde-amarelismo e Grupo da Anta) e crítico ( Pau-Brasil e Antropofagia).

PRINCIPAIS CONQUISTAS DA PRIMEIRA GERAÇÃO MODERNISTA

• Verso livre.

• Associação mais analógica que lógica entre as palavras.

• Preferência por substantivos e verbos, em vez de adjetivos e advérbios.

• Blague (poema-piada), bom humor, ironia.

• Mistura entre prosa e poesia.

• Utilização de linguagem coloquial

• Temáticas tradicionalmente consideradas não poéticas etc.

Exercicíos

1 - Qual desses foi um dos principais autores

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com