TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Rasputia

Resenha: Rasputia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/10/2014  •  Resenha  •  927 Palavras (4 Páginas)  •  363 Visualizações

Página 1 de 4

A literatura industrial nos diz que se houver uma firma que detenha ao menos 40% do mercado, não possuindo um rival próximo, então será chamada de firma dominante. Caso as quatro maiores firmas do mercado possuírem mais de 60% de parcela no mercado (market-share), teremos um caso de oligopólio forte. É considerado oligopólio fraco, quando o market-share das quatro maiores empresas não ultrapassar 40% do mercado.

O setor de supermercado do Rio Grande do Sul parece enquadra-se melhor na situação de oligopólio fraco.

O índice de concentração para as quatro maiores empresas (C4) no mercado do Rio Grande do Sul, considerando a soma das suas participações nesse mercado, ou seja, seu market-share em 2005, de 47,25% foi maior do que o índice de concentração ao nível nacional apurado no trabalho de Aguiar & Conha-Amim (2005), que registraram um índice de concentração do setor supermercadista no ano de 2002, de 39%.

As estruturas de mercado foram determinadas por estarem condicionadas à quatro variáveis principais: • Número de firmas produtoras no mercado;• Diferenciação do produto; • Elasticidade de demanda e economias da escala de produção; • Existência da barreira á entradas de novas empresas; Pelo fato do setor supermercadista está incluso no mercado de bens e serviços, as formas de mercado que estão dentro destas características, são: Concorrência perfeita, monopólio, concorrência monopolística (ou imperfeita) e oligopólio. 2.1.2 Tipos de Estrutura do Mercado• Concorrência Perfeita: Caracteriza-se pela existência de inúmeros compradores e vendedores, onde nenhuma empresa consegue ter influência sobre o preço de mercado. Os produtos elaborados são homogêneos, sendo substitutos perfeitos entre si, bem como existe completa informação e conhecimento sobre o preço do produto por parte dos produtores e dos consumidores. É o modelo ideal de mercado, pois a entrada e a saída de firmas no mercado são livre, ou seja, não há barreiras. Os empresários sempre maximizam lucro e os consumidores maximizam satisfação, e os consumidores e vendedores tem acesso a toda informação, sem custos. Alguns exemplos da concorrência perfeita são os produtores de hortaliças e os vendedores de picolé em uma área de lazer, uma característica deste mercado é que em longo prazo não existe lucros extras, mas apenas os chamados lucros normais, que apresentam a remuneração implícita do empresário. • Monopólio: Caso extremo de estrutura básica clássica. Situação de um mercado em que não existe concorrência na oferta. O setor é constituído de uma única firma, porque existe um único produtor que realiza toda a produção, ou seja, situação em que uma empresa domina sozinha a produção ou o comercio de uma matéria-prima, produto ou serviço que, por isso, pode estabelecer o preço à vontade. Nessa estrutura de mercado existe concorrência entre os consumidores. A firma produz um produto para o qual não existe substituto próximo. Há presença de barreiras à entrada de novas firmas, ou seja, é necessário manter os concorrentes em potencial afastados. Estes osbstáculos podem ser administrados pelo monopolista através de: 1. Controle sobre o fornecimento da matéria prima; 2. Barreiras legais como registro de patentes; 3. Licenças e concessões governamentais e outros. É importante ressaltar que, em

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com