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Reinvenção

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Por:   •  20/3/2015  •  1.481 Palavras (6 Páginas)  •  3.562 Visualizações

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Pergunta 1

Entre os trechos a seguir, indique aquele constituído de discurso direto:

a.

“Uma só palavra boiava à superfície dos seus pensamentos: ‘Mulato’. E crescia, crescia, transformando-se em tenebrosa nuvem,que escondia todo o seu passado. Ideia parasita, que estrangulava todas as outras ideias: - Mulato!” (AZEVEDO, A. “O mulato”. São Paulo. Ática, 1990, p. 67)

b.

“Em certos lugares, muito alto do chão, lhe haviam espetado alfinetes de ferro, amparando, sobre um precipício, miseráveis tábuas que, vistas cá de baixo, pareciam palitos, mas em cima das quais uns atrevidos pigmeus de forma humana equilibravam-se, desfechando golpes de picareta contra o gigante.” (AZEVEDO, A. “O cortiço.” São Paulo. Ática, 1992, 48-49)

c.

“Não obstante, Aristarco sentia-se lisonjeado pela intenção. Parecia-lhe ter na face a cocegazinha sutil do creiom passando, brincando na ruga mole da pálpebra, dos pés-de-galinha, contornando a concha da orelha, calcando a comissura dos lábios, entrevista na franja pelas dobras oblíquas da pele ao nariz, varejando a pituitária, extorquindo um espirro agradável e desopilante.” (POMPEIA, R. “O ateneu.” São Paulo. Ática, 1992, p. 74).

d.

“Ana Rosa estremeceu toda, deu um grito, ficou lívida, levou as mãos aos olhos. Parecia-lhe ter reconhecido Raimundo naquele corpo ensanguentado. Duvidou e, sem ânimo de formular um pensamento, abriu de súbito as vidraças.” (AZEVEDO, A. “O mulato.” São Paulo. Ática, 1990, p. 102)

e.

“Vais encontrar o mundo, disse-me meu pai à porta do Ateneu.Coragem para a luta”. Bastante experimentei depois a verdade deste aviso, que me despia, num gesto, das ilusões de criança educada exoticamente na estufa de carinho que é o regime do amor doméstico,diferente do que se encontra fora, tão diferente [...]” (POMPEIA, R. “O ateneu.” São Paulo. Ática, 1992, p. 34).

1 pontos

Pergunta 2

Sobre a linguagem literária, consideramos que ela:

a.

despreza os “silêncios”, o “não-dito” ou as “entrelinhas”.

b.

é autônoma semanticamente, podendo estruturar e organizar seu próprio mundo.

c.

representa a realidade em um único sentido.

d.

serve as linguagens históricas, filosóficas e científicas.

e.

é um mero utensílio que serve para comunicar idéias e pensamentos

1 pontos

Pergunta 3

Indique o elemento morfológico formador da poesia concreta de José Lino Grunewald:

f o r m a

r e f o r m a

d i s f o r m a

t r a n s f o r m a

c o n f o r m a

i n f o r m a

f o r m a

a.

Radical

b.

Afixo (sufixo)

c.

Afixo (prefixo)

d.

Desinência

e.

Vogal temática “a”

1 pontos

Pergunta 4

Indique a característica que não faz parte do Realismo/Naturalismo:

a.

Intensificação das contradições da sociedade.

b.

Negação do envolvimento pessoal do escritor.

c.

Engrandecimento dos fatos e das pessoas.

d.

Caracterização psicológica das personagens.

e.

Objetividade na linguagem

1 pontos

Pergunta 5

“Soneto de separação

De repente do riso fez-se o pranto

Silencioso e branco como a bruma

E das bocas unidas fez-se a espuma

E das mãos espalmadas fez-se o espanto.

De repente da calma fez-se o vento

Que dos olhos desfez a última chama

E da paixão fez-se o pressentimento

E do momento imóvel fez-se o drama.

De repente, não mais que de repente

Fez-se de triste o que se fez amante

E de sozinho o que se fez contente.

...

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