TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Saussere

Por:   •  13/9/2015  •  Dissertação  •  453 Palavras (2 Páginas)  •  223 Visualizações

Página 1 de 2

ETAPA 1

O método estruturalista foi usado pela primeira vez pelo linguista suíço Ferdinand de Saussure (1857-1913) em sua obra póstuma, Curso de Linguística Geral. A partir dela, foram construídas bases teóricas para duas importantes ciências do século XX: a Linguística Estrutural e a Semiologia, ou ciência dos signos.

Ao propor um estudo da língua enquanto sistema social, a Semiologia, Saussure trouxe à Linguística Moderna uma série de contribuições como a teoria do Signo, as dicotomias língua/fala, diacronia/sincronia, significante/significado e paradigma/sintagma. E embora seja considerado um dos primeiros representantes do estruturalismo na Europa, as concepções de Saussure não tiveram repercussão entre os principais autores estruturalistas do século XX, entre eles Leonard Bloomfield com a abordagem americana do estruturalismo, que centrava-se no estudo da morfologia e da sintaxe e a concepção da Gramática Gerativa de Noam Chomsky. No entanto, com o passar do tempo o estruturalismo de Saussure foi sendo retomado e surge na Linguística uma nova corrente, a Linguística Cognitiva, que tenta relacionar linguagem e mente, examinando a linguagem a partir de princípios cognitivos, pragmáticos e funcionais. Além da Linguística Cognitiva, a Morfologia Gerativa de Basílio tem retomado ideias de Ferdinand de Saussure.

Uma das ideias de Saussure que apresenta semelhanças com as ideias mais modernas é a das relações associativas, que Saussure põe em oposição às relações sintagmáticas, ou relações paradigmáticas. Para Saussure, quando uma palavra surge na fala supõe-se que ela engendra na memória uma série de outras palavras semelhantes pertencentes a língua que estabelece relações de associação e por isso há o resultado final, a palavra dita. Há três tipos de relações associativas. A associação que se dá por semelhança fônica (som), a associação por semelhança semântica (significado) e a associação que se dá por ambas as associações anteriores, a fônica e a semântica, que recebe o nome de associação morfológica. É importante observar que esses tipos de associações ocorrem devido a concepção Saussuriana de que o signo é formado por uma imagem acústica e um conceito. Por exemplo, se for dita a palavra ENSINAMENTO será possível as três relações de associação.

[pic 1]

Desta forma, as associações fônicas estabelecidas á palavra ensinamento seriam as palavras elemento e lento. As associações semânticas, aprendizagem e educação. E as morfológicas, ensinar/ensinemos (pelo radical ensin-) e desfiguramento/armamento (pelo sufixo –ento).

Pode-se dizer que as teorias estruturalistas representam o grande marco para o desenvolvimento das pesquisas da linguística moderna. Foram de grande importância as teorias dos linguísticos pertencentes a este movimento. E mesmo que a principio tenha tido pouca notoriedade, não se pode deixar de citar Ferdinand de Saussure e suas concepções que tanto contribuíram para o desenvolvimento da linguagem, permitindo que suas teorias ampliassem os conhecimentos e gerassem novas concepções a Linguística e ao Estruturalismo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)   pdf (128.7 Kb)   docx (413.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com