TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sem Totulo

Trabalho Escolar: Sem Totulo. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/6/2014  •  1.284 Palavras (6 Páginas)  •  839 Visualizações

Página 1 de 6

PERGUNTA 1

Leia atentamente o trecho a seguir, extraído da obra da jornalista Miriam Leitão (2011), e assinale a alternativa que faz um comentário correto sobre a inflação abordada no texto.

O desafio era acabar com a correção monetária que, pensada no começo do regime militar como remédio, tinha virado veneno. A correção monetária entrou no organismo brasileiro, mudou a natureza da economia e constituiu mecanismos adaptativos que tornavam ainda mais rígida a inflação brasileira, invulnerável aos remédios convencionais. Nas empresas criou vícios; na contabilidade, mentiras; nos cidadãos, distorções quase genéticas. Certa vez o cientista político Sérgio Abranches resumiu esse estranho efeito definindo o brasileiro como sendo o Homo indexadus . Para viver com os preços corrigidos automaticamente em prazos cada vez mais curtos, o brasileiro produziu em si mesmo mutações que ao mesmo tempo permitiam sua sobrevivência e o tornavam dependente da distorção.

Fonte: Leitão, Miriam. Saga brasileira: a longa luta de um povo por sua moeda. 3 ed.. Rio de janeiro: Record, 2011.

a.

O texto aborda o que se denomina na teoria de inflação de moeda.

b.

O texto aborda o que se denomina na teoria de inflação de custos.

c.

O texto aborda o que se denomina na teoria de inflação de demanda.

d.

O texto aborda o que se denomina na teoria de inflação inercial.

e.

O texto aborda o que se denomina na teoria de inflação da oferta.

0,2 pontos

PERGUNTA 2

O governo tenta minimizar ou mesmo resolver os problemas econômicos e propiciar uma melhor qualidade de vida à população por meio das políticas econômicas, dentre elas, a política monetária. Deste modo é solicitado que seja assinalada a alternativa que contenha uma afirmativa correta quanto a este assunto.

I Um dos mecanismos empregados pelo governo mediante uma política monetária está centrado no controle de moeda em circulação.

II Um dos mecanismos empregados pelo governo mediante uma política monetária consiste no controle das alíquotas dos tributos.

III Um dos mecanismos empregados pelo governo mediante uma política monetária está centrado no controle do cambio.

IV Um dos mecanismos empregados pelo governo mediante uma política monetária está centrado no controle da taxa de juros.

V Um dos mecanismos empregados pelo governo mediante uma política monetária pode ser a taxa de redesconto aplicada pelo Bacen junto aos bancos.

a.

Somente as alternativas I, IV e V estão corretas.

b.

Somente as alternativas I e III estão corretas.

c.

Somente as alternativas I, III e IV estão corretas.

d.

Somente as alternativas II, III e V estão corretas.

e.

Somente as alternativas II e IV estão corretas.

0,2 pontos

PERGUNTA 3

Leia atentamente o trecho a seguir e assinale a alternativa correta com base nos dados contidos no texto.

A China reportou inflação persistentemente alta e crescimento mais baixo do que o esperado para julho, o que coloca em destaque o dilema de política econômica que os líderes do país enfrentam enquanto as crises de dívida cada vez mais graves na Europa e Estados Unidos causam abalos nos mercados mundiais. O índice de inflação nos preços ao consumidor chinê subiu a 6,5% em julho, ante os 6,4% de junho, de acordo com dados divulgados na terça-feira pelo Serviço Nacional de Estatísticas da China. A inflação foi causada principalmente pelos preços voláteis dos alimentos, que em julho subiram em 14,8% ante suas marcas no mesmo mês em 2010. O crescimento ficou abaixo das expectativas para o mês passado na produção industrial, vendas do varejo e investimento, mas os números da inflação não permitem que Pequim afrouxe a política monetária. De outubro para cá, Pequim elevou os juros cinco vezes e aumentou o valor das reservas que os bancos do país precisam reter junto ao banco central nove vezes. A despeito da aceleração na alta dos preços em julho, a maior parte dos economistas acredita que a inflação tenha chegado ao seu pico naquele mês e que agora se atenuará [...] Os preços de commodities como o petróleo estão em queda, em meio a sinais de uma desaceleração no crescimento mundial. Os preços da carne de porco, um fator importante na inflação chinesa dos últimos meses, começaram a se estabilizar. (Folha. UOL, 2011).

I. Os chineses acreditam que haverá uma redução da inflação nos próximos meses devido à falta de crescimento industrial, principalmente devido a escassez de commodities, como o petróleo.

II. O governo chinês pensa em tomar medidas mais brandas para o controle da inflação, pois não está havendo crescimento econômico.

III. O governo chinês tomou várias medidas fiscais, como a elevação dos juros para conter a inflação.

IV. Uma grande maioria de economistas chineses acredita que a inflação tenha chegado ao seu máximo e que agora deverá regredir.

V. Um indicador de retração no crescimento mundial dos países pode estar relacionado à queda do preço do petróleo.

a.

Somente as alternativas II., III. e IV estão corretas.

b.

Somente

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.3 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com