TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sociedade Da Informção

Ensaios: Sociedade Da Informção. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/5/2013  •  462 Palavras (2 Páginas)  •  299 Visualizações

Página 1 de 2

O trabalho em casa é uma visão utópica de emprego. Hoje, com computadores e smartphones que permitem que as pessoas se conectem, é mais fácil fugir das árduas viagens em meios de transporte e de escritórios lotados para trabalhar no conforto do sofá ou mesmo na praia.

Entretanto, a ideia ainda não vingou, embora, há cerca de 15 anos, quando a comunicação digital começou a tomar conta da vida cotidiana, muitos achassem que vingaria. Embora as estatísticas mostrem que trabalhar em casa é uma solução em alta, ela não parece acompanhar o ritmo da evolução tecnológica.

O número de funcionários americanos que trabalha em casa pelo menos um dia por semana aumentou de 7%, em 1997, para 9,5%, em 2010, segundo os dados mais recentes do Departamento do Censo dos EUA.

Esta semana, essa tendência se reverteu um pouco, quando o Yahoo anunciou aos seus empregados que todos teriam de trabalhar na sede da empresa todos os dias. "A celeridade e a qualidade muitas vezes são sacrificados quando trabalhamos em casa", dizia o documento distribuído internamente.

A decisão da companhia desencadeou um debate e foi criticada por estar baseada em noções ultrapassadas. Mas, no fundo, a questão real é: por que trabalhar em casa é algo considerado ainda uma solução "alternativa", mesmo com tantas ferramentas de comunicação à disposição?

Para Joseph M. Pastore, professor da Escola de Administração de Empresas da Pace University, é quase impossível suplantar o elemento fundamental da comunicação em um ambiente de escritório: a conversa face a face. "Trabalhar em casa nem sempre funciona de maneira tão eficiente como imaginamos", afirma. "Na sua maioria, as experiências da vida são experiências humanas. O que nós fazemos é muito complexo e importante, e tudo o que fazemos se baseia na interação."

Outro motivo pelo qual o local de trabalho é o espaço que escolhemos é uma simples preferência pessoal. Geralmente, as pessoas trabalham melhor perto de outras.

No caso da Yahoo, muitos acham que a gigante da internet, que há tempos vem encontrando dificuldades, tem funcionários demais e precisa apertar o cinto para competir com uma nova geração de pesos pesados da tecnologia. Dizendo aos trabalhadores que apareçam ou deixem a empresa, como indicava o memorando interno, a presidente Marissa Mayer, que assumiu o cargo em junho, talvez acabe com parte do "peso morto".

No entanto, observadores preocupados em defender os seus interesses ficaram sobressaltados com o caso da Yahoo. O bilionário Richard Branson disse que a decisão de Marissa o deixou perplexo. "Deem às pessoas a liberdade de escolher o lugar para trabalhar, e elas farão um trabalho excelente."

O ex-empregador de Marissa, o Google, e o gigante das redes sociais, Facebook, pressentindo uma crise no Vale do Silício, apressaram-se em reiterar que se mantêm firmes em sua política de permitir que os seus funcionários trabalhem em casa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com