TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Superdotação

Resenha: Superdotação. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/4/2014  •  Resenha  •  571 Palavras (3 Páginas)  •  285 Visualizações

Página 1 de 3

Superdotação

O termo superdotado se caracteriza a uma pessoa que possui capacidade mental significativamente acima da média. É diferente de uma habilidade, em que as competências são aprendidas no decorrer do tempo ou comportamentos são adquiridos. Como um talento, a superdotação intelectual é a aptidão inata para atividades intelectuais que não podem ser adquiridos através de esforço pessoal, mas sim como dom.A superdotação pode ser geral ou específica. Por exemplo, uma pessoa bem dotada intelectualmente poderia ter um talento impressionante para Física, mas não as competências linguísticas igualmente fortes. Quando é investida com um desafio curricular adequado e as diligências necessárias para adquirir e executar muitas habilidades aprendidas, a superdotação intelectual muitas vezes produz sucesso acadêmico excepcional. A superdotação é estudada em varias áreas. Na medicina é importante os estudos da estrutura da mielina dos neurônios e de um funcionamento mais especifico do cérebro como as causas da inteligência acima da media. A partir desses estudos a medicina chega a conclusão que a diferença entre um individuo normal e um superdotado são as conexões cerebrais complexas e não a quantidade de neurônios como alguns pensam. Através dos estudos da psicologia entende-se que às vezes a superdotação não é reconhecida na infância e as crianças superdotadas são por vezes diagnosticadas como tendo transtorno do déficit de atenção com hiperatividade, transtorno desafiador e de oposição, depressão, ansiedade, transtorno obsessivo-compulsivo, ou outros problemas. Quanto à sociologia, existem efeitos diferentes. Em alguns casos eles são acolhidos pela inteligência superior pelos grupos mais elevados. Em outros, ele é rejeitado por motivos como falta de interesses em comum, inveja, ciúme, etc.

Para identificar os superdotados o teste de QI não é suficiente. Além dos testes psicológicos como os de criatividade, os especialistas dizem que existem sinais que possibilitam a identificação dessas crianças. Como os traços que os talentosos apresentam acima da média em relação àqueles da mesma faixa etária.

Uma vez identificado a inteligência acima da média, recomenda-se que sejam criadas condições para que o individuo se desenvolva. Para isso, pode-se recorrer a atividades extraclasse ou a um programa especializado adequadamente, como as salas de recurso, onde a criança pode desenvolver projetos relacionados a suas potencialidades e conviver com outras crianças de características parecidas.

Um medo que muitos pais de crianças com altas habilidades apresentam é o de não sobrecarregá-las, já que, quando a cobrança é muito grande, o talento pode se revelar um peso para elas. Muitos pais buscam se realizar por meio dos filhos e podem acabar pressionando as crianças. A solução é que esses pais recorram a condições adequadas ao desenvolvimento do potencial humano dos filhos, mas sem deixar de lado a dimensão afetiva e emocional. Outro conselho é o de não ficar mostrando muito as habilidades da criança para as outras pessoas. Pois isso pode fazer com que ela perca o foco e passe a fazer aquela tarefa só para mostrar às pessoas. Os pais devem ficar com a boca mais fechada e os olhos e ouvidos bem abertos. O que importa é a felicidade da criança.

Existem duas estratégias

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com