TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Terceiro Ano

Artigo: Terceiro Ano. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/6/2014  •  9.428 Palavras (38 Páginas)  •  506 Visualizações

Página 1 de 38

EDUCAÇÃO A DISTANCIA

CURSO: GRADUAÇÃO EM PEDAGOGIA

A IMPORTANCIA DAS ATIVIDADES LUDÍCAS NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO

ALADIR RODRIGUES VIEIRA - RA: 1113568

EDUARDO GOLTZ MEYER - RA: 1113007

SANDRA SOKOLOVICZ DA COSTA - RA: 1111779

JUINA-MT

2013

ALADIR RODRIGUES VIEIRA - RA: 1113568

EDUARDO GOLTZ MEYER - RA: 1113007

SANDRA SOKOLOVICZ DA COSTA - RA: 1111779

A IMPORTANCIA DAS ATIVIDADES LUDÍCAS NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO

Trabalho Monográfico de Conclusão do Curso de Graduação em Pedagogia, Apresentado à comissão julgadora da UNIP – Universidade Paulista, Interativa, Educação à Distancia, sob orientação da professora Débora Raquel Pena da Silva.

JUINA-MT

2013

DEDICATÓRIA

Dedicamos este trabalho acadêmico aos nossos familiares. Eu Eduardo Goltz Meyer dedico aos meus pais Arno Meyer e Leonilda Goltz Meyer, meus irmãos Sergio Goltz Meyer e Laércio Goltz Meyer, minha esposa Eliene Aparecida Laurenti, e meus filhos Oswaldo Laurenti e Mariana Laurenti pelo incentivo, compreensão e apoio em todos os momentos. Eu Aladir Rodrigues Vieira, dedico este trabalho acadêmico a minha família, ao meu esposo Carlos de Jesus Vieira e minhas filhas Adelaine Carla Rodrigues Vieira e Amanda Beatriz Rodrigues Vieira, pela compreensão, colaboração, e incentivo. Eu Sandra Sokolovicz da Costa, dedico este trabalho aos meus pais Mario e Florentina Sokolovicz, minha irmã Sonia que me deu apoio para prosseguir e em especial ao esposo Eliezel F. da Costa e as minhas filhas Ana Paula Samara e Sabrina Sokolovicz da Costa, pela compreensão, apoio e colaboração.

AGRADECIMENTOS

Agradeço aos familiares pela compreensão da nossa ausência no lar em muitos momentos.

Aos colegas de grupo, pelo companherismo e amizade no decorrer do curso e em especial durante a elaboração do trabalho.

Em especial, agradecemos a nossa tutora presencial Andreia e a coordenação do Centro Educacional Municipal “Pequeno Principe”, da Escola Municipal “Castanheira” e da Escola Estadual “Maria Quitéria” .

Banca Examinadora

__________________________________________

__________________________________________

__________________________________________

JUINA-MT

2013

RESUMO

A pesquisa sobre a importância das atividades lúdicas no processo de alfabetização e letramento possibilitou nos o contato com muitos conhecimentos, a partir do estudo dos referenciais teóricos, que abordam o tema em difrentes visões. Esse estudo foi muito importante. Deu base de sutentação para as nossas reflexões embasando a pesquisa e dando oportunidade de repensar a prática e a necessidade da constante busca por metodologias, que sejam prazerosas e motivadoras para os alunos. O processo de construção de conhecimento humano, envolve uma complexidade de fatores que precisam ser levados em conta no momento de planejar as atividades. Letramento e alfabetização são conceitos, que estão sempre presentes nas discussões de professores alfabetizadores, que buscam metodologias que possa ajudar o aluno a superar suas limitações de aprendizagem. Neste contexto, a aprendizagem da leitura e da escrita são as que merecem maior destaque por ser as que apresentam os maiores problemas de aprendizagem. Como alida, a melhoria da aquiisição da linguagem escrita, destacam-se as atividades desenvolvidas nos cantinhos de leitura, que procura de forma prezerosa e lúdica, desenvolver no aluno o hábito de leitor. As novas tecnologias, principalmente a internet, se somam as atividades lúdicas pela superação das dificuldades. Na interação de metodologias de alfabetização e letramento, voltando-se para o pensamento de alfabetizar letrando, o educador busca planejar seu trabalho, permeando atividades lúdicas, por ter a convicção de que quando a criança sente prazer no que faz, aprende melhor.

Palavras-chave: Ludicidade – Letramento - alfabetização - Aprendizagem.

LISTA DE FIGURAS E FOTOS

Figura 1 - Os Estágios do desenvolvimento cognitivo segundo Piaget 18

Foto 2 - Roda de leitura na Educação Infantil no Centro Educacional Pequeno Príncipe 30

Foto 3 - Desenho livre. 31

Foto 4 -Tetro Educação Infantil 32

Foto 5 - Teatro Dia do Circo – Ensino Fundamental 33

Foto 6 - Apresentação na Escola Municipal Castanheira 34

Foto 7 - Atividade cultural no Centro Educacional Pequeno Príncipe 35

Foto 8 - Apresentação na Escola Municipal 36

Foto 8 - Apresentações 37

...

Baixar como (para membros premium)  txt (64 Kb)  
Continuar por mais 37 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com