TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Termos de padrões de comércio internacional

Resenha: Termos de padrões de comércio internacional. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/8/2014  •  Resenha  •  9.513 Palavras (39 Páginas)  •  333 Visualizações

Página 1 de 39

Os Incoterms são definidos como termos de padrões internacionais de comércio, que estabelecem os níveis de responsabilidades e obrigações do vendedor e do comprador num contrato internacional de compra e venda, no que se refere ao pagamento de transporte, seguro e despesas decorrentes da exportação de mercadorias desde a origem até o destino e também determinará o momento da transferência de riscos entre o vendedor (exportador) e o comprador (importador).

a) Coloque-se no lugar do exportador ou importador em questão e assinale nas questões abaixo, SIM ou NÂO, justificando sua escolha. Cada questão (0,5 pontos)

1) Você vende FCA Durban (África do Sul) e a carga será transportada por via área. Você deverá arcar com as despesas de embalagem?

( x ) Sim ( ) Não

Justificativa: Pois o exportador é o responsável pela embalagem que protege o produto.

2) Você vende DDP Copenhague (Dinamarca) e a carga será transportada via área. Você é responsável pelo pagamento do imposto de importação?

( x ) Sim ( ) Não

Justificativa: Pois neste Incoterm o vendedor é responsável por arcar com todas as despesas e riscos da exportação até o local designado no exterior.

3) Você compra FCA Marselha ( França) e a carga será levada em um container LCL (less than a container). Você deverá pagar o frete marítimo?

( x ) Sim ( ) Não

Justificativa: Pois no FCA o vendedor termina com sua responsabilidade ao das a posse dos produtos ao transportador

4) Você compra de um fornecedor localizado em Valência ( Espanha) um container de móveis utilizando o Incoterm FAS. Você deverá pagar as formalidades aduaneiras de exportação?

( x ) Sim ( ) Não

Justificativa: Nesta modalidade o comprador é o responsável por arcar com os gastos aduaneiros de exportação.

5)Você vende CIF Singapura. A carga será transportada aos Estados Unidos por via marítima. Você pagará as formalidades aduaneiras de exportação?

( x ) Sim ( ) Não

Justificativa: Sim, pois no com a clausula CIF o responsável pelas formalidades aduaneiras de exportação é o vendedor.

6) Você realiza uma venda FOB Santos, para seu cliente Australiano .Deverá pagar os custos de manipulação da mercadoria na operação de descarga em Sydney?

( ) Sim ( x ) Não

Justificativa: Pois com o FOB em Santos, a responsabilidade do vendedor termina quando toda a mercadoria está a bordo do navio.

7) Você vende Exw Florianópolis, para seu cliente de Montevidéu.Deverá pagar o frete até a fronteira do Brasil com o Uruguai?

( ) Sim ( x ) Não

Justificativa: Pois na Ex Works a obrigação do vendedor termina ao expor seus produtos em sua fábrica para venda, o responsável pelo transporte é o comprador.

8) Você vende CIP Capetown ( África do Sul). A carga será transportada em um container FCL. ( Full Container).Você pagará o frete marítimo?

( x ) Sim ( ) Não

Justificativa: Nesta modalidade de contrato o vendedor é responsável pelo pagamento do transporte e do seguro até o local estipulado pelo comprador

9) Você compra CIF Santiago (Chile).A carga será transportada por via marítima. Você deverá contratar o seguro de transporte da mercadoria?

( ) Sim ( x ) Não

Justificativa: No termo em questão o vendedor é o responsável por contratar o seguro de transporte da mercadoria.

10) Você exporta para Alemanha um container FCL ( Full container)carregado de café. O contrato de venda determina a utilização do Incoterm FOB Itajaí. (SC). Você pagará as tarifas de manipulação da carga THC (Terminal Handling Charge) em Itajaí?

( x ) Sim ( ) Não

Justificativa: No incoterm utilizado o vendedor é responsável pela entrega da mercadoria a bordo do navio, desta forma fica responsável pela manipulação da carga em Itajaí.

b) Nas questões abaixo você deverá informar o Incoterm adequado para cada situação e justificar a escolha. Cada questão (0,5 ponto)

1) Você é o Exportador (vendedor).

Situação: Você não quer se preocupar com nenhum destes fatores: transporte interno, transporte internacional, despacho de importação e seguro de transporte. Sua fábrica está localizada em São Paulo.

Incoterm escolhido: EXW em São Paulo.

Justificativa: Com este incoterm o vendedor cumpre toda a sua obrigação quando coloca seu produto à disposição do comprador, deixando a este a responsabilidade de transportes, despachos e seguros.

2)Você é o Importador (comprador).

Situação: Você irá importar perfumes franceses e está disposto a pagar o frete aéreo desde Paris. A fábrica do exportador está localizada em Cannes (França).

Incoterm escolhido: FCA em Paris.

Justificativa: O incoterm significa que o vendedor terá que encaminhar as mercadorias para a exportação sob custódia de um transportador nomeado, a partir disto o vendedor arca com os custos alfandegários, impostos e direitos aduaneiros.

3) Você é o Exportador (vendedor).

Situação: Você está oferecendo preços que incluem o transporte por sua conta Risco até Paso de Los Libres na fronteira entre Brasil e Argentina.

Incoterm escolhido: DAF em Paso de Los Libres

Justificativa: No DAF o vendedor termina sua responsabilidade ao entregar a mercadoria em um determinado ponto na fronteira do país exportador.

4) Você é o Exportador (vendedor)

Situação: Seu cliente solicita

...

Baixar como (para membros premium)  txt (64 Kb)  
Continuar por mais 38 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com