TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho Psicologia Da Educação

Artigos Científicos: Trabalho Psicologia Da Educação. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/5/2014  •  3.465 Palavras (14 Páginas)  •  617 Visualizações

Página 1 de 14

Sigmund Freud

Sigmund Freud nasceu em 1856 em Freiberg, nascido em uma família Judaica, seu pai Jacob era um modesto comerciante e sua mãe era terceira esposa de Jacob, Freud era o primogênito de sete irmãos.

Em 1873 Freud entrou para a faculdade de medicina, da universidade de Viena, ainda estudante realizou uma importante pesquisa, sobre os órgãos sexuais das enguias, dissecaram mais de 400 enguias e o sistema nervoso de peixes.

Sigmund Freud ficou conhecido com um dos maiores pensadores do século XX, é o pai de muitas teorias psicanalíticas, ele explorou a psique, desenvolveu uma teoria de personalidade, estudou a histeria, neurose, sonhos e entre tantos trabalhos.

No esforço de entender seus pacientes iniciou um trabalho de autoanálise, trabalhou com introspecção e interpretação de seus próprios sonhos, em 1896 utilizou pela primeira vez o termo de psicanálise.

Freud acreditava que a histeria era uma forma de manifestação da neurose, na qual as manifestações reprimidas levariam aos sintomas da histeria, esses sintomas poderiam desaparecer se os pacientes conseguissem expressar as emoções reprimidas que lhe impediam de lidar com uma vida normal, e que quase sempre estava relacionada com o sexo. Freud acreditada que o causador de todas essas doenças estava ligado a um trauma vivido na infância, como por exemplo, um abuso sexual. Com isso trabalhou com desenvolvimento de formulas que atingissem essas emoções reprimidas.

Freud desenvolveu a livre associação uma técnica psicanalítica onde o paciente fala tudo que lhe vem à mente, e ao falar surge sentimentos e memorias reprimidas.

A livre associação é considerada uma forma de penetrar no inconsciente, podendo assim trabalhar pela terapia em cima dessas experiências e entender a causa da neurose.

Ele acredita que outra forma de penetrar no inconsciente seria através dos sonhos. Em 1989 Freud publicou a interpretação dos sonhos, ele acreditava que os sonhos era uma manifestação de nossos desejos, e trabalhando com eles se poderiam chegar as memorias e sentimos profundamente reprimidos.

Segundo Freud outra manifestação de desejos reprimidos surgem através de atos falhos, ou esquecimentos, publicou essa teria no livro psicopatologia da vida cotidiana, nos procedimentos mentais ele não admitia existência de meros acidentes, o pensamento aparentemente mais ressentido, o lapso mais casual, o sonho mais fantástico, possuem um significado que pode servir para desvendar os segredos da mente.

Freud também explorou um conceito que existe um conflito dentro das pessoas, o conflito seria um extinto animal que não era aceito pela sociedade, causando então uma resistência da pessoa ao extinto, a pessoa reprime o extinto pelo consciente e procura substituir por outros métodos de compensação, em sua teoria identificava vários métodos de compensação.

Em 1905 Freud publicou os três ensaios sobre teoria da sexualidade, Freud firmava a importância do impulso sexual ou libido, vivido nos primeiros quatro ou cinco anos de vida.

Freud por sua vez percebeu que a sexualidade molda vários comportamentos, e que isso acorre desde a infância. Devemos entender que Freud se referia a relação ao próprio corpo da criança, e não a criança com outra pessoa. Freud dizia que a busca do prazer é uma fonte de motivação para o comportamento das pessoas. O foco dessa fonte de prazer muda de acordo com a fase em que a criança está.

Segundo Freud, as etapas do desenvolvimento da criança psicossexual são:

• Fase oral: é a fase em que a criança coloca tudo na boca, é a região que mais lhe dá prazer, tudo a criança leva a boca. Essa fase está classificada entre crianças de aproximadamente 0 à 1 ano de vida.

• Fase anal: é nesta etapa que a criança começa a ter noção da higiene, ela começa a ter noção de posse, e quer pegar os objetos, toca-los e ver que aquilo faz parte de algo fora do limite de seu corpo. Essa fase é classifica entre crianças de 2 a 4 anos aproximadamente.

• Fase fálica: Nesta etapa de desenvolvimento a atenção da criança esta voltada à região genital. A criança imagina que tanto as meninas quanto os meninos são providos por pênis. Ao serem desafrontadas por diferenças anatômicas entre os sexos, as crianças criam as chamadas teorias sexuais infantis, imaginando que as meninas não tem pênis por que o órgão foi arrancado, o chamado complexo da castração. As meninas se vêm incompletas. Neste período surge o complexo de Édipo, no qual o menino passa a apresentar atração pela mãe e se rivalizar com o pai, e com a menina ocorre o inverso. Essa fase está classificada entre criança de 4 a 6 anos aproximadamente.

• Fase latência: Este período a criança começa a gastar suas energias em atividades escolares e sociais. É o investimento no outro em coisas do exterior. Essa fase está classificada entre crianças de 6 a 11 anos aproximadamente.

• Fase genital: É neste período que tem inicio a adolescência, o adolescente passa buscar o amor fora de seu ambiente familiar. Neste período é que vem a fase de mudança em que o jovem tem que deixar a fase de criança, para que com isso possa assumir pouco a pouco seu sua identidade como adulto. Ele procurar se diferenciar do outro, ao mesmo tempo em que procura se inserir num grupo com estilos e gostos próprios. Essa fase está classifica entre crianças a partir de 11 anos de idade.

Em 1923, quase com 70 anos de idade, em seu estudo clássico o ego e o id, complementou a revisão de suas teorias, formulou o modelo estrutural da mente constituída com três partes distintas, mas que interagem entre si. Essas partes são o id, o ego e o super ego.

O Id é regido pelo principio do prazer na primeira estância, psique que o bebê já tem ao nascer. O ego é o principio da realidade que é o mediador entre o id e o super ego e forma-se ao longo dos primeiros anos. E o super ego é a instancia moral e é considerado o herdeiro do complexo de Édipo.

De todas as grandes personalidades da psicologia, talvez Freud seja o mais importante, pois os principais conceitos da psicologia eram conhecidos há mais tempo, porém ninguém antes de Freud conseguiu sistematizá-los. Suas teorias foram bastante inovadoras e contribuíram muito para a educação e para aliviar o sofrimento humano.

Jean William Fritz Piaget

Jean Piaget nasceu em 1896 em Neuchâtel, Suíça. Seu pai, Arthur Piaget, foi um professor de literatura medieval na Universidade de Neuchâtel. Piaget foi uma criança precoce, tendo publicado seu primeiro artigo sobre um pombo albino

...

Baixar como (para membros premium)  txt (23.3 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com