TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ttttttttttt

Monografias: Ttttttttttt. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/3/2015  •  4.784 Palavras (20 Páginas)  •  283 Visualizações

Página 1 de 20

1 INTRODUÇÃO

A contabilidade e o mercado financeiro é uma ferramenta necessária para prestar serviços as organizações, ambos são indispensáveis desde os primórdios, sua evolução é constante, assim como o mercado financeiro e uma e e deve sempre estar aliada as diversas áreas, como na Gestão financeira no orçamento empresarial, em relação às noções de atuária e direito empresarial, não pode limitar-se somente a parte contábil de uma organização. O objetivo deste trabalho é mostrar a busca de vantagem competitiva negocial da contabilidade em qualquer organização.

2 GESTÃO FINANCEIRA E ORÇAMENTO EMPRESARIAL

A Gestão financeira é umas das ferramentas mais importante dentro das organizações e à qual cabem às análises, decisões e atuações relacionados com os meios financeiros necessários à atividade da organização. Desta forma, a função financeira integra todas as tarefas ligadas à obtenção, utilização e controle de recursos financeiros de forma a garantir, por um lado, a estabilidade das operações da organização e, por outro, a rentabilidade dos recursos nela aplicados. Os grandes objetivos das ações e decisões da gestão financeira podem ser sintetizados da seguinte forma:

. Assegurar à empresa uma estrutura financeira equilibrada e que não coloque a organização em risco financeiro nem no curto nem no longo prazo. Este equilíbrio pode ser medido pela comparação entre as aplicações de capital efetuadas e as fontes desses mesmos capitais.

. Assegurar a rentabilidade dos capitais investidos (quer dos capitais próprios, quer dos capitais alheios). Esta rentabilidade pode ser verificada comparando o valor dos resultados obtidos com o valor dos próprios capitais investidos.

. Garantir a estabilidade das operações da organização assegurando a existência dos capitais financeiros necessários quer à atividade corrente, quer à realização de investimentos em capital fixo.

Portanto, a importância das finanças no contexto empresarial tem assumido um papel importante, deixando de ser apenas um centro de apuração de resultado e análise de contas a pagar/contas a receber, para torna-se um ponto de fator crítico de sucesso. O foco passa a ser a melhor e mais barata fonte de fundos, para maximizar o valor investido. A combinação de investimentos também faz parte deste cenário. Área financeira é responsável por viabilizar as atividades e as alocações de recursos. É nesta área que as análises, decisões e direcionamento dos recursos da empresa são definidos.

A gestão financeira e o fluxo de caixa é um relatório que trabalha com informações atuais e não com dados passados, é dinâmico, portanto evidencia de forma transparente e verdadeira situação financeira da empresa. É um Instrumento de gestão financeira que projeta para períodos futuros todas as entradas e as saídas de recursos financeiros da empresa, indicando como será o saldo de caixa para o período projetado. De fácil elaboração para as empresas que possuem os controles financeiros bem organizados, ele deve ser utilizado para controle e, principalmente, como instrumento na tomada de decisões. O Fluxo de Caixa deve ser considerado como uma estrutura flexível, no qual o empresário deve inserir informações de entradas e saídas conforme as necessidades da empresa. Com as informações do Fluxo de Caixa, o empresário pode elaborar a Estrutura Gerencial de Resultados, a Análise de Sensibilidade, calculam a Rentabilidade, a Lucratividade, o Ponto de Equilíbrio e o Prazo de retorno do investimento. O objetivo é verificar a saúde financeira do negócio a partir de análise e obter uma resposta clara sobre as possibilidades de sucesso do investimento e do estágio atual da empresa. Para fazermos uma análise financeira, projetamos o Fluxo de Caixa para um ano e totalizamos as informações anuais.

A tomada de decisão em um investimento é de grande importância, sendo consideradas propostas atraentes aquelas que oferecem um retorno superior ao capital que foi aplicado pelos proprietários de ativos. A avaliação das propostas de investimento abrange o dimensionamento dos fluxos de caixa, avaliação econômica, a taxa deretorno requerida e introdução ao risco. As organizações visam obter lucro possuem um planejamento, para as decisões de investimentos que são de grande importância, sendo consideradas propostas atraentes aquelas que oferecem um retorno superior ao capital que foi aplicado pelos proprietários de ativos. Segundo Assaf Neto (2005), os tipos de investimentos dependem da situação em que a empresa encontra-se em um dado momento, independente do investimento ser totalmente com recursos próprios ou com recursos de terceiros, os resultados operacionais são os mesmos. O que difere de um tipo de investimento para o outro é o lucro líquido. No investimento com parte dos recursos de terceiros, é contraída despesas do financiamento, e são elas que interferem no resultado líquido, o investimento com recursos próprios tem um lucro líquido maior.

Existem diferentes tipos de risco que vai ter de compreender para decidir se determinado investimento se adequa. Alguns destes riscos que se encontram sempre incluem:

• Risco de mercado - os riscos que proveem dos movimentos positivos e negativos que ocorrem sempre no mercado bolsista.

• Risco político - o risco de determinado país mudar políticas que afetam aquilo em que se investiu.

• Risco de taxas de juro - o valor do investimento pode ser afetado pela variação das taxas de juro.

• Risco de crédito - quando determinada empresa ou indivíduo consegue pagar o que lhe foi emprestado ou os juros desse valor.

• Risco de país - o risco associado ao fato de determinado país não ser capaz de pagar as suas obrigações financeiras.

• Risco de câmbio externo - quando as variações das taxas de câmbio de determinado país afetam o investimento.

O risco e o retorno andam de mãos dadas quando se fala em investimento. Alguns fatores que vão interferir na determinação do nível de risco incluem: a volatilidade, o conhecimento dos diferentes tipos de risco, a compreensão do funcionamento de uma pirâmide de risco e a percepção de como o risco afeta retorno. Isto vai permitir que seja capaz de tomar decisões de investimento prudentes se comparar os dois fatores um com o outro, é importante conhecer vários tipos de risco em qualquer

...

Baixar como (para membros premium)  txt (30.4 Kb)  
Continuar por mais 19 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com