TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

USO DOS PORQUÊS

Por:   •  4/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  593 Palavras (3 Páginas)  •  165 Visualizações

Página 1 de 3

Relatório

Ao Dr. Paulo José Costa Maia

Quais são as complicações geradas ao paciente que possui Anorexia Nervosa?

Em pacientes com Anorexia Nervosa, ocorre a perda representativa de peso, ficando com o IMC  ( Índice de Massa Corpórea ) muito abaixo do normal. Ocorrem também, alterações intestinais e cardíacas, porque muitos pacientes não só deixam de comer adequadamente como utilizam laxantes e diuréticos. O diurético provoca uma queda de potássio, elemento fundamental para o bom funcionamento do coração. A sua ausência pode provocar a morte por arritmia ou parada cardíaca. Associado aos laxantes, o diurético aumenta a perda de água do organismo. É freqüente também a ocorrência de pacientes com osteoporose, além de apresentarem amenorréia, que é a ausência da menstruação. Devido à utilização constante de métodos para perda de peso, como a indução ao vômito, jejum, recursos purgativos, atividades físicas exageradas, há um desgaste físico e emocional muito grande para estes pacientes.

Qual o principal motivo pela qual estas pacientes, mesmo sabendo do risco que correm, recusam-se a alimentar-se?

O problema realmente é a auto- imagem, as pessoas com Anorexia Nervosa enxergam-se com um peso irreal, acima do que realmente possuem, distorcendo sua imagem e sua real condição física. Há pacientes que perdem peso de tal forma que quando buscam um tratamento médico, normalmente através da família, são imediatamente encaminhadas para a UTI, devido à gravidade da sua condição, muitas vezes em função de uma caquexia - grau extremo de fraqueza e desnutrição.

Há uma dificuldade de identificação desta doença pelos pais?

Há uma grande dificuldade, principalmente porque os pacientes tentam esconder dos pais a situação em que se encontram, passam muito tempo fora de casa, dizendo sempre que já se alimentaram em outro lugar e tentam disfarçar usando várias roupas, uma sobre a outra ou roupas muito largas.

Quais são as dificuldades no tratamento de paciente com transtorno alimentar?

As pacientes que chegam para serem atendidas que apresentam Anorexia Nervosa, geralmente estão em um estado clínico muito ruim, com perda de peso excessiva, e  um atraso muito grande entre o início dos sintomas e o início do tratamento.

O que ocorre é que no começo, não comer ou reduzir a quantidade de alimento é um sofrimento para essas pacientes. Elas sentem fome, envolvem-se em inúmeras atividades para se distraírem. Após algum tempo, acabam perdendo gradativamente o apetite. Assim, torna-se muito complicado o tratamento para a reeducação alimentar, visto que ocorre uma recusa da própria paciente. A maioria é levada a procurar ajuda médica através dos próprios pais, visto que não reconhecem necessitar de tratamento.

Se for diagnosticado ser um caso grave, em que, por exemplo, há baixa quantidade de proteínas no organismo, é preciso internar a paciente para aumentar a dose de calorias. Muitas vezes começa-se o tratamento oferecendo suplemento alimentar, até a reintrodução a alimentação normal.

Com relação a métodos preventivos, há uma ineficiência, visto que atualmente há uma forte pressão principalmente da mídia, que impõe como padrão de beleza a extrema magreza. Orientações freqüentes aos pais e aos jovens sobre os problemas e as graves conseqüências gerados pela Anorexia Nervosa seria uma opção para possível diminuição do índice de pessoas com distúrbios alimentares como este.

Há uma medicação específica para a Anorexia Nervosa?

Um medicamente específico para anorexia não existe, mas geralmente, os antidepressivos são utilizados visto que grande parte destes pacientes já apresentavam quadros de depressão e ansiedade antes mesmo de possuírem o distúrbio alimentar.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.1 Kb)   pdf (70.3 Kb)   docx (11.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com