TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ética E Sociedade

Artigos Científicos: Ética E Sociedade. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/6/2014  •  329 Palavras (2 Páginas)  •  569 Visualizações

Página 1 de 2

A Constituição Federal do Brasil de 1988 estabelece em seu artigo 5º, inciso I, uma relação de igualdade entre homens e mulheres, na qual “são iguais em direitos e obrigações, nos termos desta Constituição”.

Nesse sentido, pode-se dizer que o que se busca não é tão somente a igualdade formal, mas acima de tudo a igualdade material, isto é, a real igualdade de gênero nas relações sociais, na vida em sociedade.

A questão da desigualdade entre homens e mulheres é um fator histórico das sociedades como um todo, sendo que desde os primórdios da sociedade a mulher era tratada como um ser inferior ao homem, devido a diversas crenças religiosas que legitimavam tal perspectiva e que se permeavam pelos costumes sociais, sobretudo na sociedade hebraica que era caracterizada pelo patriarcado e pela hierarquização das relações sociais.

No entanto, não podemos aplicar à sociedade moderna, conceitos tão arcaicos, haja vista que as mulheres conquistaram seu espaço no mercado de trabalho e estão cada vez mais a buscar sua independência, mesmo diante de ter sido subjulgada em toda a história de mundo.

Entretanto, o que ocorre atualmente não deixa de ser uma desigualdade. Mulheres estão cada vez mais se posicionando em cargos de chefias em diversas empresas do Brasil e do mundo, assumindo uma nova postura diante da sociedade moderna, mas em muitos casos ainda não recebe os mesmo salários que homens que ocupam os mesmos cargo. Desta forma, ainda há desigualdade em diversos momentos para a mulher nesse novo contexto.

A emancipação feminina resultou na sua dupla exploração, na qual o discurso machista permanece como superficialmente libertador e progressista, mas a prática demonstra o conservadorismo e a hierarquização das relações entre homens e mulheres.

Há a premente necessidade de a sociedade mudar seu pensamento e suas atitudes acerca das relações sociais e do espaço de cada um na sociedade. As mulheres devem tomar conta de sua situação de dupla exploração e lutar contra essa realidade, pois é somente desta forma que a real igualdade será possível.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com