TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Aquisição da Língua

Por:   •  24/4/2018  •  Trabalho acadêmico  •  1.738 Palavras (7 Páginas)  •  260 Visualizações

Página 1 de 7

UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ

Psicologia do Pensamento e da Linguagem










AQUISIÇÃO DA LINGUAGEM

Izabel Oliveira de Carvalho- 201401226175
Rãyna Lizzie Rodrigues dos Santos- 201512974757
Giselly Mendes Machado Pinto- 201502253917
Thayana Gomes dos Santos- 201401021311
Luana do Carmo da Silva- 201504462661
Jéssica Carvalho da Silva- 201502196689
Franciele Mendes Carvalho- 20140102221
Hayanny Veiga Bastos- 201301917311














10/04/2017
NITERÓI- RJ

AQUISIÇÃO DA LIGUAGEM:

 A linguagem é um dos aspectos que diferencia a espécie humana das demais, por ela o individuo é capaz de se comunicar e de interagir socialmente, ou seja, é um meio de adequação do individuo a sociedade. Pela linguagem há a transmissão ou ocultação de ideias, ela é um item que unem o individuo ao vínculo social.
 Diversas teorias irão abordar a aquisição da Linguagem como, por exemplo: Inatistas que defendem a ideia de que a linguagem nasce com o individuo e que é uma essência e não depende do ambiente, outras teorias como as baseadas no empirismo irão dizer que a linguagem se estabelece pela modelagem que a mesma é uma aprendizagem, já os e internacionalistas irão discorrer sobre estimulação que o ambiente provoca no individuo.  
  Optamos por desenvolver a ideia de que a linguagem é adquirida pela interação do individuo com a experiência, mas que também a mesma precisa de uma maturação biológica abordaremos temas como: Adaptabilidade, Imitação e Interação Social, baseados nos estudos de Jean Piaget que leva em consideração a parte cognitiva e privilegia a maturação biológica, os fatores internos e os estágios dos indivíduos, também levaremos em consideração os estudos de Vygotsky que privilegia o ambiente social.

 É necessário que o indivíduo esteja biologicamente maturado, e também seja estimulado socialmente para a aquisição da linguagem.


       

                            [pic 1]

*CONCEITO INTERACIONISTA DE AQUISIÇÃO DA LIGUAGEM: JEAN PIAGET

   Jean Piaget irá desenvolver os níveis de desenvolvimento. Piaget formulou que consistem em estágios do desenvolvimento cognitivo, subdivididos em quatro estágios evolutivos e sequenciais do crescimento humano, qualitativamente diferentes entre si, que vão desde o nascimento à idade adulta. Em cada estágio, a criança desenvolve um novo modo de operar, sendo variável de indivíduo para indivíduo, obedecendo a um desenvolvimento gradual. De modo geral, os estágios de desenvolvimento de Piaget estão assim divididos:


Sensório-motor (0 – 2 anos);

Pré-operatório (2 – 7,8 anos);

Operatório-concreto (8 – 11 anos);

Operatório-formal (8 – 14 anos);

   Para Piaget, a aquisição da linguagem se dá no período sensório-motor. A criança consegue atuar sobre o seu ambiente, ela consegue se adaptar. A adaptação enquanto processo se dá quando o organismo se transforma em função do meio e quando esta transformação tem por efeito um acréscimo das trocas entre ambos, favoráveis ao organismo.

 Se há um ambiente que estimula há um comportamento de acordo com o estimulado.

    A imitação é o grande responsável pela aquisição da linguagem,
é uma maneira importante de aprender. Torna-se especialmente valiosa no final do primeiro ano de vida, quando os bebês experimentam novas habilidades. Piaget sustentava a ideia da imitação invisível - usando partes do corpo que o bebê não pode ver, como a boca e a língua, desenvolve-se por volta dos 9 meses, após a imitação visível, como o uso das mãos  ou dos pés que podem  ser vistos pelo bebê.


    Piaget também sustentava que crianças com menos de 18 meses não podiam fazer imitação diferida de um ato que viram algum tempo atrás, porque ainda não eram capazes de tal recurso.  


Tipos da capacidade de imitação:  


1) Imitação  Invisível: imitação  usando partes do corpo que a criança  não  pode ver.

2) Imitação  visível: imitação  usando  partes  do corpo  que a criança  pode ver.


3) Imitação  diferida: na terminologia de Piaget , a reprodução  de um comportamento observado após algum tempo, evocando-se um símbolo armazenado  desse comportamento.


4) Imitação  induzida: método  de pesquisa  em que os bebês ou crianças de até 3 anos são  induzidas a imitarem  uma série  específica de ações que já  virá, mas não  necessariamente realizaram.

  Observações: Representações mentais. Entretanto, Piaget pode ter subestimado a capacidade de representação de bebês e crianças pequenas por causa da limitada capacidade que elas têm de falar do que se lembram. Segundo Piaget, a jornada entre o comportamento reflexo e o começo do pensamento é longa e lenta.

  Durante aproximadamente um ano e meio, o bebê aprende apenas a partir de seus sentidos  e movimentos, não antes da última metade do segundo  ano, ele avança para o pensamento conceitual.

Para Piaget pode-se definir duas categorias de Linguagem:

-Linguagem não Comunicativa ou Egocêntrica: não existe uma intenção de comunicar e não há tentativa de levar em consideração o ponto de vista do ouvinte.

-Linguagem comunicativa ou Socializada: a criança leva em conta o ponto de vista do ouvinte e tenta transmitir algumas informações.  
 

                                                                   
[pic 2]

*CONCEITO INTERACIONISTA DE AQUISIÇÃO DA LINGUAGEM: VYGOTSKY

   Uma ideia central para a compreensão das concepções de Vygotsky sobre o desenvolvimento humano como processo sócio histórico é a ideia de mediação. Ele enfatiza que a construção do conhecimento é uma interação mediada por várias relações, ou seja, o conhecimento não está sendo visto como uma ação do sujeito sobre a realidade, e sim pela mediação feita por outro sujeito.


   Para ele, o sujeito não é apenas ativo, mas interativo, porque forma conhecimentos e se constitui a partir de relações intra e interpessoais. É na troca com os outros sujeitos que se vão internalizando conhecimentos, papéis e funções sociais, o que permite a formação de conhecimentos e da própria consciência.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.4 Kb)   pdf (266.6 Kb)   docx (277.4 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com