TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A CONSTRUÇÃO DO INDIVÍDUO EM SOCIEDADE

Ensaios: A CONSTRUÇÃO DO INDIVÍDUO EM SOCIEDADE. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/9/2013  •  255 Palavras (2 Páginas)  •  453 Visualizações

Página 1 de 2

Todo processo da construção e conhecimento do individuo enquanto ser pensante e criativo é dotado de capacidade inata e adquirido. No entanto, em determinados momentos, o sujeito apresenta-se como ser, moldam posturas e atitudes, construindo assim as identidades sociais, imaginárias que o sujeito se estrutura enquanto tal, homem ou de um grupo social.

Prática produtiva da essência do homem, como profissional e sujeito teoricamente, porém, acima de tudo deve ensinar que os alunos precisam saber, enquanto sujeitos situados em determinado momento histórico. Cada lugar tem a sua história que o homem vem buscando conhecimento e transformação dentro dos atuais contextos históricos.

Os acontecimentos históricos construídos pelas ações humanas e sentimentos humanos em determinado local e tempo, produzem relações humana. Sendo assim, os processos históricos são marcados por vários acontecimentos distintos que produzem uma nova relação. Em conjunto, diversas relações, convergem para um novo acontecimento histórico.

Linguagem e signos (significados) – No decurso das considerações sobre o homem, que ele é um ser de relações e que, em função dessa condição existencial básica, precisa se comunicar: seja com a natureza, com seus semelhantes, consigo mesmo e com sua cultura. Era, pois absolutamente natural que ele criasse sistema de comunicação, já que não era possível, comunicar-se diretamente no plano da subjetividade.

Assim, a linguagem quanto no sistema simbólico, surge para agilizar a comunicação entre os homens, talvez substituindo e aperfeiçoando outros sistemas gestuais mais concretos.

Ao tomar como código para sua comunicação símbolos ou signos arbitrários puramente convencionais, para traduzir e expressar seus conceitos e valores, os homens aceleram seu intercâmbio comunicativo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com