TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Depressão

Por:   •  20/8/2017  •  Trabalho acadêmico  •  2.367 Palavras (10 Páginas)  •  306 Visualizações

Página 1 de 10

FACULDADE METROPOLITANA DE MANAUS[pic 1]

BACHARELADO EM PSICOLOGIA

METODOLOGIA DO TRABALHO CIENTIFICO

Manaus, junho. 2017

CIBELLY PEDROSO COSTA

                                  

 

DEPRESSÃO: O MAL DO SÉCULO

Trabalho solicitado pelo professor Julio Cesar Pinto referente disciplina de Metodologia do Trabalho Científico para a obtenção de nota parcial referente ao primeiro período do curso de psicologia.

                                                     

Manaus, Junho.2017


SUMÁRIO

   

1.   INTRODUÇÃO........ ......................................................................................................4

2.    CONCEITO  E DIAGNOSTICO DE UM TRASNTORNO DE PRESSIVO        4

3.    ASPECTOS GERAIS        6

4.    DEPRESSÃO: A DOENÇÃ DO SÉCULO        6

5.    DEPRESSÃO: CRITÉRIOS E TRATAMENTOS        6

6.    CONSIDERAÇOES FINAIS        9

7.    REFERÊNCIAS        10

 

  1. Introdução

Muito falada e estudada, mas ainda não totalmente compreendida, a depressão é considerada por muitos estudiosos da área como a doença do século XXI, pois de acordo com as estimativas, cerca de 15 a 20% da população mundial sofre com a doença. Na vida acadêmica e profissional vemos com mais frequências o estado depressivo, acadêmicos que estão começando seus estudos sentem muito das dificuldades, pelo fato de ser uma nova vida, ter mais responsabilidades, vem o desequilíbrio emocional a falta de autoconfiança e por vez gera sintomas de depressão. A crise profissional também, médicos, professores, advogados e engenheiros sofrem muito com esse transtorno, estudos mostram que são os mais atingidos pela doença da depressão, e muitas vezes por falta de conhecimento das empresas muitas vezes o paciente sofre e pode pior seu quadro depressivo. A depressão passa muitas vezes despercebida, ela pode ser confundida com outros casos, como o luto ou uma tristeza por causa de perdas ou derrotas. Um sintoma depressivo é muito amplo e complexo, pois seu quadro abrange vários sintomas. É comum numa depressão a tristeza ser o começa, mas não necessariamente a tristeza ganha grande destaque, pois casos muitos comuns correspondem a sintomas, de irritabilidade, culpa e baixa autoestima, os sintomas variam muito, e por conta disso muitos sintomas podem levar a um suicídio. A depressão atinge o estado emocional do indivíduo, levando assim a uma tristeza profunda, irritabilidade, sentimento de culpa, fadigas, estados melancólicos e até mesmo psicoses pelo fato de sentimento de culpa e menina de perseguição. A depressão é mais comum em mulheres do que em homens, mas isto poderá dever-se ao fato de ser mais provável as mulheres procurarem ajuda para os seus sintomas A depressão é um grande transtorno moderno no que diz a respeito à saúde mental, é segundo Nedley (In Revista Vida e Saúde, 2009, p. 10) causada por um “distresse” mental (Distresse: é o estresse prejudicial ou desagradável e estresse: é um estado de ansiedade, medo, preocupação ou agitação com resultados psicológicos negativos e doloridos). Uma definição segundo Cembrowick e Kingham (2003) foi dada por Sir Audrey Lewis nos anos 50, ele diz que as pessoas deprimidas ficam tristes e doentes com sua tristeza. Esta doença pode desenvolver-se em qualquer idade, até em crianças é o mal que encabeça as consultas psiquiátricas e psicologia clínica. E cresce cada vez mais: estima-se que a depressão ocupará o segundo lugar entre as causas de doenças e incapacidade no mundo no ano de 2020, ficando atrás apenas das doenças cardiovasculares (RIO, apud MELGOSA 2009). 

A depressão por não ser muito explicita e trabalhada para ser entendida por leigos, gera muito preconceito por diversas partes, por esse fato ela ainda é um dos males que mais cresce no mundo.

  1. Conceito e diagnostico de um transtorno depressivo

 A palavra depressão vem do latim depressio, que significa “para baixo “ ou “abatido”. Para a psicologia e psiquiatria é um transtorno de humor que afeta o estado emocional, ativando uma extensa tristeza decorrente de várias causas ocorridas, que mexem com o emocional humano. É uma tristeza patológica ou um estado de fraqueza e irritabilidade, simplesmente alterações de humor que deixam para baixo o rendimento profissional e baixa respectiva de uma vida social. A depressão pode vir de causas decorridas do cotidiano da vida humana, como numa desilusão amorosa, por uma perde de ente querido, um acidente com lesos, derrotas e etc. Além de uma incapacidade laboral e da concentração, a depressão pode ter outros tipos de importantes consequências sociais e pessoais. Nos casos mais profundos, pode levar a um suicídio.

Como nos alerta a Organização Mundial de Saúde (OMS), a Depressão Clínica é uma doença bem definida do ponto de vista médico, cujos sintomas são intensos, prolongados no tempo e interferem nas atividades diárias dos indivíduos (Kandhelwal, 2001).

Um diagnóstico depressivo é bastante amplo, entre os sintomas de um começo está a tristeza. A partir do momento em que o indivíduo se entristece, por um motivo seja qual ele for, desde uma perda que se decorre de um luto e essa tristeza perdurar que ultrapasse um estado de luto normal, já podemos diagnosticar um começo de depressão. De acordo com José (1999), “As reações de luto normal podem estender-se até por um ou dois anos, devendo ser diferenciadas dos quadros depressivos propriamente ditos”.  A depressão também como sintoma pode aparecer em quadros clínicos como transtornos de estresse pós-traumáticos, demências, esquizofrenia, alcoolismo etc. E também podem ocorrer devido situações de estresses do dia-a-dia, como vida social e crises econômicas. No quadro como uma síndrome, não somente como uma tristeza profunda, fadigas, falta de prazer e irritabilidade, ela também pode ser caracterizada como cognitivas e psicomotoras. Já no quadro como uma doença ela já pode se enquadrar, em transtorno depressiva maior, transtorno bipolar, depressão integrante, melancolia e entre outros. Como a amplitude do quadro depressivo profundo, nem sempre a tristeza ou vazio estão literalmente ligadas a um começo de depressão, pois são sintomas típicos. Existe pacientes que que relatam ter uma certa fadiga, perda na capacidade de sentir alegria, ao invés de serem tristes são “rabugentos” um humor irritável, eles costumam se sentir peso para família ou amigos. É nesses casos que se vem muita vezes o suicídio, por querer dar fim a essa certa emoção sentida.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15 Kb)   pdf (193.1 Kb)   docx (26 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com