TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A GAMIFICAÇÃO

Por:   •  9/11/2018  •  Trabalho acadêmico  •  531 Palavras (3 Páginas)  •  178 Visualizações

Página 1 de 3

INSERIR LOGO DA INSTITUIÇÃO[pic 1]

[pic 2]

[pic 3]

GAMIFICAÇÃO

SARA ARTIOLI DE MORAES RA-233951313023

Prof. CLAUDINÉIA FERNANDES

DINÂMICA DE GRUPO

BAURU

2018

  1. O QUE É GAMIFICAÇÃO?

O termo Gamificação vem do termo inglês gamification, se trata de utilizar técnicas, estratégias e o design de games em demais contextos além das associadas a jogos. Visando inteirar o jogo na realidade a fim de impactar pontos como engajamento, produtividade, foco, determinação dentre outros, com o intuito de atingir metas e objetivos em amplos contextos.

De acordo Orlandi et al. (2018) possibilitando alternativas diversas, a Gamificação permite agregar de diversos modos os alunos e seus interesses, despertando sua curiosidade, participação, engajamento, auxiliando assim no aprendizado.

  1. QUAIS OS BENEFÍCIOS DA GAMIFICAÇÃO NA APRENDIZAGEM?

Segundo Orlandi et al. (2018) nos ambientes de aprendizagem existe os presenciais e os virtuais, a utilização da aplicação do conceito de multimodalidade favorece a imersão do indivíduo. As possibilidades de interação são inúmeras. Os alunos podem ser incentivados a criar jogos ou atividades gamificadas que permitam o aprendizado do conteúdo por eles e por aqueles que jogam. Podendo ser chamados á incrementar um repositório de dados e informações relativas às disciplinas cursadas. Podendo também chamar os alunos a elaborar artigos e dissertações sobre certos assuntos sendo possível publicar o resultado de seu trabalho. A Gamificação vem como uma abordagem multimodal, contribuindo assim com a distancia que existe entre a educação e o mundo contemporâneo digital, tão influente na sociedade, levando a necessidade de repensar e reestruturar o ensino, rever paradigmas sempre visando os objetivos da educação.

  1. COMO APLICAR A GAMIFICAÇÃO NA EMPRESA?

Para a implementação da Gamificação é necessário realizar um planejamento e identificar os objetivos desejados a serem alcançados, é também importante planejar formas de monitorar e avaliar os resultados. O planejamento por ser realizado, por exemplo, em cinco passos, sendo eles a Identificação do problema, definir o objetivo, entender a persona, definindo as estratégias, e mensuração. A identificação do problema é onde se define a forma que a gamificação será aplicada e a importância da sua utilidade. Para identificar o problema podem-se realizar entrevistas com os colaboradores investigando o relacionamento entre os colegas, a cultura da empresa e a produtividade. Na definição do objetivo se define aonde se quer chegar, podendo ser diversos objetivos, como motivar os colaboradores, aumentar as vendas, promover engajamento entre pessoas. Na fase de entender a persona é importante entender o seu público, identificar as peculiaridades de cada participante e todas as características em comum que eles possuem. Na definição das estratégias é decidida a ação que será utilizada, realizando pesquisas para definir a maneira que a gamificação que mais se adequam a persona e objetivos anteriormente decididos. Na ultima etapa, a mensuração, realiza-se através de teste, pesquisas e observação dos aspectos após a aplicação da gamificação. Verificando se alcançou resultados positivos para com os participantes CLOSS (2016).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)   pdf (100.7 Kb)   docx (28.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com