TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A SENSAÇÃO E PERCEPÇÃO.

Por:   •  25/9/2017  •  Trabalho acadêmico  •  907 Palavras (4 Páginas)  •  296 Visualizações

Página 1 de 4

UNIVERSIDADE PAULISTA - UNIP

DISCIPLINA PROCESSOS PSICOLOGICOS BASICOS

PROFESSORA MARCELA ABREU

SENSAÇÃO E PERCEPÇÃO

Karolayne Ketlen Barbosa – C70631-0 – PS2Q30

Mônica Rezende Queiroz Meireles- C45HEJ-8- PS2P30

ThairineIsabele Matos Ribeiro – C4907G-5 – PS2P30

Priscila Silva Guimarães – C66706-4 – PS2Q30

Brasília-DF

01, Outubro/2015

INTRODUÇÃO

No trabalho a seguir tem como objetivo fazer uma observação com um individuo para assim diferenciarmos e conceituar a sensação e percepção.

SENSAÇÃO

A sensação transmite informações para o cérebro. Estímulos captados do ambiente por meio dos aparelhos sensoriais que são codificados como sinais neurais.

OBSERVAÇAO: alem dos 5 sentidos tradicionais (visão, audição, tato, paladar e olfato), também dispomos de outros sentidos, tais como: propriocepção e cinestesia, que nos indicam a posição e a aceleração relativa do nosso corpo, termocepçao, relativo a temperatura, nociscepçao, relativo a dor. Tradução: e o processo pelo qual nossos sentidos convertem a energia de um estimulo em mensagens neurais.

PERCEPÇAO

E o processo que envolve a seleção a organização e a interpretação das informações captadas pelos sentidos.

DICA: primeiro vem a sensação, que e a captação dos estímulos, depois a percepção, que e o processamento da informação.

 


CONCEITO DE SENSAÇAO E PERCEPÇAO

Sensação e ligada aos 5 sentidos, todo mundo sente, podemos considerar como a ``visão perfeita”. Ao olharmos para alguém ou algo detectamos a mesma informação.

Já  a percepção nos permite a organização e interpretação dos sentidos, ou seja, ela e individual e varia de pessoa para pessoa, cada qual com seu próprio consciente.

Então notamos que a sensação  diferencia-se da percepção pois, a sensação e um processo pelo qual nossos receptores sensoriais e o sistema nervoso recebem e representa energias de estimulo do ambiente, e a percepção tem um processo de organização e interpretações sensoriais, habilitando a reconhecer objetos e eventos significativos(livro sensação e percepção pag. 175)

Exemplo de sensação: vamos usar uma sala de aula como exemplo há vários alunos em um mesmo local, em um mesmo ambiente,  e o professor estará La na frente explicando, todos os alunos estarão ouvindo as mesmas informações passada pelo professor.

Exemplo de Percepção: vamos usar o mesmo exemplo da sala de aula, apesar dos sentidos dos alunos serem o mesmo, a percepção será diferente, pois a percepção varia de pessoa para pessoa, pode ser que um aluno entenda ou interprete as explicações melhor  que o outro, ou

METODO: observação.

SUJEITOS: foi realizada a pesquisa com 4 crianças, entre 7 e 10 anos, semi alfabetizadas.

LOCAL: a observação foi realizada em ambiente domestico com boa iluminação, ventilação e mantendo sigilo para coleta de dados.

MATERIAL: imagem com sentido ambíguo em preto e branco, folha A4, e lápis.

PROCEDIMENTO: o procedimento foi igual com as 4 crianças, em um período de 20 segundos, com pausa para a criança explicar o que observou, repetindo a observação com mais 20 segundos para observar novamente.

RESULTADOS:

CRIANÇA 1: 10 anos

 Ele olhou a imagem nos primeiros 20 segundos, mostrou-se interessado, ficou com cara de confuso, disse que viu um cavalo e um homem encima do cavalo, e uma pessoa deitada no chão ao lado do cavalo, pediu para ver a imagem mais uma vez, olhou por mais 20 segundos, pegou a folha, aproximou e distanciou a folha do rosto varias vezes, e disse que o desenho formava o rosto de um homem e ao mesmo tempo o cabelo do homem que ele viu também formava um rio, ficou feliz por ter visto todos os desenhos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.2 Kb)   pdf (68.1 Kb)   docx (14.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com